Entendendo o Pre-sal e sua importancia para o Brasil

Crédito: brasil.gov.br

Em geologia, camada pré-sal designa um conjunto de rochas da crosta terrestre e da crosta oceânica, comprimidas por uma extensa camada de sal e com potencial para a geração e acúmulo de petróleo. Essas rochas se formaram a partir de um riquíssimo depósito de matéria orgânica que se constituiu ao longo de milhões de anos e foi prensado por grossas camadas de rocha e sal, transformando-se em petróleo.

No Brasil, o conjunto de campos petrolíferos do pré-sal situa-se a profundidades que variam de 1.000 a 2.000 metros de lâmina d’água e entre 4.000 e 6.000 metros de profundidade no subsolo. A profundidade total, ou seja, a distância entre a superfície do mar e os reservatórios de petróleo abaixo da camada de sal, pode chegar a 8.000 metros. O estrato do pré-sal ocupa uma faixa de aproximadamente 800 quilômetros de comprimento, ao longo do litoral brasileiro.

A área, que tem recebido destaque pelas recentes descobertas da Petrobras, encontra-se no subsolo oceânico e estende-se do norte da Bacia de Campos ao sul da Bacia de Santos e desde o Alto Vitória (Espírito Santo) até o Alto de Florianópolis (Santa Catarina). Estima-se que lá estejam guardados cerca de 80 bilhões de barris de petróleo e gás, o que deixaria o Brasil na privilegiada posição de sexto maior detentor de reservas no mundo – atrás de Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait e Emirados Árabes.

Indiscutível a importância para o desenvolvimento Brasileiro, mas os útimos acontecimentos envolvendo vazamentos de óleo no mar tem sido um motivo de preocupação para todos nós. Não existe impacto ambiental mínimo quando se trata de vazamento de petróleo: qualquer quantidade é nociva e impacta a região por muitos anos. Seria necessária uma solução de segurança e prevenção que, ao contrário das existentes e disponíveis, sejam pesquisadas e consideradas antes da aventura exploratória deste tipo de poço.

About these ads

Deixe uma resposta - Lembramos que não serão permitidos comentários com conteúdo ofensivo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 7.778 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: