Chega de tantos produtos quimicos: conheca algumas opcoes ecologicas para limpeza

limaoVivemos rodeados de produtos químicos, seja para limpeza, higiene, cuidados com a pele, remédios… enfim, não temos como fugir, mas temos como evitar um pouco seu uso indiscriminado.

Nossos avós, bisavós, e mesmo antes deles, já sabiam do uso prático de alguns produtos naturais para limpeza, e são tão eficientes quanto os comprados em supermercados. Vejamos abaixo algumas sugestões “ancestrais” para limpeza doméstica:

Bicarbonato de Sódio e água

Uma solução de Bicarbonato de sódio e água é excelente para a limpeza de porcelanato, tipicamente encontrados em banheiros e cozinhas. Esta mistura também pode ser usada para limpar balcões de cozinha, tampos de forno e fogão, pias de aço inoxidável, geladeiras, tábuas e recipientes de armazenamento plásticos. Basta borrifar a superfície que deseja limpar com bicarbonato de sódio e esfregue com uma esponja ou pano.

Para as áreas com manchas, trabalhar o bicarbonato de sódio e água em uma pasta e deixe descansar por um tempo antes de esfregar. Se você está lidando com uma superfície dura contendo sujeira, você pode adicionar um pouco de sal grosso moído à mistura. Isto irá dar um poder mais abrasivo para a pasta de bicarbonato.

 

Suco de limão ou vinagre

balsamic vinegarNossos avós também sabiam que suco de limão ou vinagre são ótimos para se livrar de manchas de gordura ou mofo. As qualidades ácidas do suco de limão e do vinagre torna à ambos desengordurantes naturais. Sumo de limão é também um branqueador natural quando usado sob o sol (cuidado com a pele pois queima!).

O Vinagre pode ser usado como um amaciante: basta adicionar um pouco a sua máquina de lavar durante o ciclo de enxaguamento. Também pode ser usado para remover manchas e ainda pode ser combinado com bicarbonato de sódio para ser utilizado como um limpador sanitário.

O suco de limão e bicarbonato de sódio também podem ser usados para remover manchas de prata e jóias.

Smiley piscando

Uma resposta to “Chega de tantos produtos quimicos: conheca algumas opcoes ecologicas para limpeza”

  1. Juliano Says:

    Olá, muito bom seu artigo. Realmente nos dias atuais vivemos rodeados de produtos químicos. Eles são necessários e acabam sendo indispensáveis para a evolução de diversos segmentos, inclusive a saúde. Nós da Gotaquímica (www.gotaquimica.com.br) temos essa consciência, mas também apoiamos medidas que inibiam o uso desnecesário de produtos químicos, principalmente os nocivos e que necessitam de equipamentos de segurança especiais para o manuseio. Em nosso novo site mostramos todos os EPI necessário para cada tipo de produto que comercializamos para informar nossos clientes acerca da preocupação com a segurança.
    Parabéns pela iniciativa do blog.

    Curtir


Deixe uma resposta - Lembramos que não serão permitidos comentários com conteúdo ofensivo