Estatísticas aquecem a polêmica: Resfriamento x Aquecimento Global


A agência de notícias Associated Press encomendou uma análise das temperaturas globais para comprovar se a Terra está se aquecendo ou resfriando, como afirmam algumas teorias.

A AP enviou a especialistas em estatística os dados anuais de mudança de temperatura dos últimos 130 anos e os 30 anos de dados de satélite. Os dados analisados mostraram uma tendência clara de alta, década a década, nos números, mas nenhuma uma queda significativa nos últimos dez anos. As variações ano a ano da última década repetem a variação aleatória dos dados que se vê desde 1880 e dados do governo dos Estados Unidos mostram que a década que terminará em dezembro deste ano será a mais quente dos últimos 130 anos e 2005, o ano mais quente já registrado.

Mas essas conclusões ainda carecem de pesquisas com um prazo mais longo de execução, não são simples teorias que afirmam que a terra irá se resfriar. O resfriamento é consequência do aquecimento!

Complicado? Veja desta forma:

Vamos supor que o aquecimento acabe com as geleiras da Groenlândia, inundando de água doce o Atlântico Norte. Sem o sal, a água marinha não pode afundar e voltar para o Caribe, fazendo a corrente do Golfo parar de funcionar. O norte europeu não tem mais verão e, a partir da Escandinávia, o gelo vai tomando a Europa ano após ano. Como o gelo é branco, reflete quase toda a luz do Sol, numa reação em cadeia que torna tudo cada vez mais frio.

E pior: o gelo prende a água, e esse tipo de vapor de água é um gás que chega a ser 3 vezes mais potente que o gás carbônico no efeito estufa, que tanto causa o aquecimento global como torna a Terra habitável.

Se índices de temperatura estão em elevação, isso não quer dizer obrigatóriamente que o resultado será em futuro próximo o aquecimento definitivo. A consequência do aquecimento é preocupante e ninguém ainda pode afirmar com certeza o que acontecerá em breve, e não somente com estatísticas.

Anúncios
Publicado em Sem categoria. Tags: , . 1 Comment »

Uma resposta to “Estatísticas aquecem a polêmica: Resfriamento x Aquecimento Global”

  1. jose raposo Says:

    Acredito que o aquecimento e resfriamento estão lado a lado, porem só tenho certeza e que a chuva no agreste pernambucano está tão escassa que a minha agricultura de sequeiro esta impraticável e o lençol freático desceu dez metros e continua a descer. E acredito 2017 chovera menos de duzentos milímetros.

    Curtir


Deixe uma resposta - Lembramos que não serão permitidos comentários com conteúdo ofensivo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: