Investir em “Economia Verde” proporcionaria estabilidade a longo prazo na economia global, segundo a ONU

O óbvio: "A economia atual é de carbono e com uso intensivo de recursos, e não é sustentável", diz o estudo - Imagem:bankofnaturalcapital.com

Investir US$ 1,3 trilhões a cada ano nos setores verdes proporcionaria estabilidade a longo prazo na economia global, segundo um relatório da ONU.


Aplicar cerca de 2% do PIB mundial para 10 áreas-chaves que alavanquem uma economia de “baixo teor de carbono: “a economia de recursos eficientes verde”, os autores sugerem.

A Unep (Programa Ambiental da ONU ) definiu uma “economia verde” como aquela que resulta na “melhoria do bem-estar e equidade social, reduzindo significativamente os riscos ambientais e de escassez ecológica”.

 

Os autores recomendaram uma série de investimentos, incluindo:

– incentivar e apoiar pequenos agricultores

– setor da construção, incluindo a melhoria da eficiência energética

– melhoria da pesca, incluindo a redução da capacidade da frota mundial de pesca

– setor florestal: “importante para produzir benefícios para o combate às alterações climáticas”

– águas e resíduos, incluindo saneamento e da reciclagem

 

O relatório, elaborado por especialistas de países desenvolvidos e em desenvolvimento, sugere que o modelo de economia verde proporcionaria maiores taxas de crescimento anuais dentro de 5-10 anos do que dentro do cenário da economia atual. A fim de desbloquear o nível de investimento necessário é necessário reformar as atuais políticas nacionais e internacionais.

“A economia verde – conforme documentado e ilustrado no relatório – oferece uma avaliação específica e pragmática de como os países, comunidades e empresas começaram a fazer uma transição para um padrão mais sustentável de consumo e produção”, disse o Diretor Executivo do PNUMA, Achim Steiner. “Com 2,5 bilhões de pessoas vivem com menos de 2 dólares por dia e com mais de dois bilhões de pessoas a serem adicionadas à população mundial até 2050, é evidente que temos de continuar a desenvolver e crescer nossas economias. Mas esse desenvolvimento não pode vir em detrimento dos sistemas de vida, seja em terra, nos oceanos ou na atmosfera, que sustentam nossas economias, e, assim, a vida de todos e cada um de nós.”

Os resultados estão sendo publicados na 26 ª sessão do Conselho Administrativo da PNUMA / Fórum Ministerial Global de Meio Ambiente, que está sendo realizada em Nairóbi, no Quênia, até 24 de Fevereiro.

Fonte: com informações da BBC News

 

Anúncios

Uma resposta to “Investir em “Economia Verde” proporcionaria estabilidade a longo prazo na economia global, segundo a ONU”

  1. Tweets that mention Investir em “Economia Verde” proporcionaria estabilidade a longo prazo na economia global, segundo a ONU « Eco4u -- Topsy.com Says:

    […] This post was mentioned on Twitter by Kalil Mondadori, Eco4u. Eco4u said: Investir em "Economia Verde" proporcionaria estabilidade a longo prazo na economia global, segundo a ONU http://wp.me/pVOpM-Mj […]

    Curtir


Deixe uma resposta - Lembramos que não serão permitidos comentários com conteúdo ofensivo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: