População do Rio recebe orientações sobre alimentos saudáveis e seguros

Compostos bioativos são substâncias que auxiliam na prevenção e no tratamento de doenças cardiovasculares, câncer e diabetes, entre outras, e estão presentes em frutas, legumes e verduras.

Em comemoração ao *Dia Mundial da Alimentação, que ocorre no próximo domingo (16), a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan)  promove hoje (14)  na Praça do Lido, em Copacabana, ações que visam a orientar a população sobre alimentos saudáveis e seguros.

Na tenda Alimentação Saudável, serão fornecidas informações sobre vitaminas, minerais e compostos bioativos que contribuem para a proteção da saúde e a redução do risco de doenças. Esses compostos bioativos são substâncias que auxiliam  na prevenção e no tratamento de doenças cardiovasculares, câncer e diabetes, entre outras, e estão presentes em frutas, legumes e verduras.

Na tenda Alimentos Seguros, técnicos do Serviço Social da Indústria (Sesi) ensinarão noções de  higiene necessárias para a manipulação, o preparo e o armazenamento dos alimentos. Uma unidade móvel do Sesi Cozinha Brasil mostrará como aproveitar partes dos alimentos que são dispensadas normalmente, entre elas talos, cascas, folhas e sementes.

A presidenta do Conselho Regional de Nutricionistas dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (CRN4), Kátia Cardoso, apoia iniciativas como a da Firjan. “Porque  a gente tem consciência que para chegar à condição de segurança alimentar, a população precisa ser informada. Ela precisa  fazer escolhas corretas e a gente precisa sempre orientar da melhor forma possível”.

Na avaliação de Kátia Cardoso, segurança alimentar e nutricional não é uma ação só da área da nutrição. Ela destacou que quando se fala em segurança  alimentar, isso envolve também a questão social, a sustentabilidade ambiental, a garantia dos alimentos que são produzidos.

Kátia incentiva os nutricionistas a participar dessas iniciativas de interesse da população. “Porque isso resgata saúde, cidadania, dignidade. E garante segurança alimentar e alimentação adequada e saudável”.

O CRN4 está concluindo esta semana a campanha iniciada em março deste ano, em parceria com o Conselho Federal de Nutrição, cujo tema é Fome, Obesidade e Desperdício: Não Alimente Esse Problema.

Fonte: Agência Brasil

*16 de Outubro é o Dia Mundial da Alimentação. Esta comemoração, que teve início em 1981, é na atualidade celebrada em mais de 150 países como uma importante data para conscientizar a opinião pública sobre a questões da nutrição e alimentação. Esta data assinala ainda a fundação da FAO:  Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura.

 

Anúncios

Deixe uma resposta - Lembramos que não serão permitidos comentários com conteúdo ofensivo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: