Possibilidade de erupção do Vulcão Katla, vizinho do Eyjafjallajokull, causa temor de catástrofre climática

Erupção do Katla em 1918

A atividade sísmica tem aumentado consideravelmente ao pé do maior vulcão islandês, o Katla: Nos últimos dias foram registrados vários pequenos terremotos.

“É um dos vulcões mais perigosos, por isso estamos vigiando de perto. Terremotos ocorrem regularmente perto do Katla, mas é bastante incomum que uma série de pequenos terremotos ocorrerem quase todos os 10 minutos”, – observa Pall Einarsson, o perito da Universidade da Islândia.

A última grande erupção do Katla*, que tem nome de troll maléfico**, tinha acontecido em 1918 e tapou o sol por um mês para a maioria dos europeus, misturando o dia e a noite. Então a lava derreteu geleiras que cobría Katla, inundando terras nas proximidades. As correntes de água (devido ao degelo) eram tão grandes como o rio Amazonas.

A ligação entre as erupções do Eyjafjallajökull e Katla causa a preocupação especial dos sismólogos. A distância entre eles é 20 quilômetros. Já muitas vezes aconteceu que um deles entrava em atividade depois de outro.

Fonte: “Voz da Russia”  

A distância entre os vulcões Eyjafjallajökull e Katla causa preocupação especial aos sismólogos, pois é de apenas 20Km

* Katla é um dos maiores vulcões da Islândia, que habitualmente entra em erupção em intervalos de 50 anos a 80 anos, sendo que a sua última erupção ocorreu no ano de 1918. Localiza-se no sul da Islândia. Fica a norte de Vík í Mýrdal e a leste do menor glaciar do Eyjafjallajökull. O seu cume atinge os 1512 m de altitude e está parcialmente coberto pelo glaciar Mýrdalsjökull. O desfiladeiro Eldgjá faz parte do mesmo sistema. A caldeira vulcânica tem 9 km de diâmetro e está coberta com 200–700 m de gelo.

Houveram 16 erupções documentadas entre os anos de 930 e 1918 em intervalos variando entre 40 e 80 anos, sendo a última significativa em 1918. Houve depois disso pequenas erupções que não quebraram a cobertura de gelo em 1955 e em 1999.

As erupções catastróficas tiveram um Índice de Explosividade Vulcânica (VEI) entre 4 e 6 (numa escala de 0 a 8). Em comparação, o Eyjafjallajökull teve em 2010 uma erupção classificada como VEI4. Uma erupção VEI6 é comparável à do Pinatubo (Filipinas) em 1991. Neste mês de outubro de 2011 cientistas islandeses declararam o Katla como estando em “ponto de ebulição”, prevendo-se o aumento da atividade sísmica e vulcânica.

** Trolls são criaturas antropomórficas do folclore escandinavo. Poderiam ser tanto como gigantes horrendos – como ogros – ou como pequenas criaturas semelhantes a goblins. Viviam em cavernas ou grutas subterrâneas.

Anúncios

Deixe uma resposta - Lembramos que não serão permitidos comentários com conteúdo ofensivo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: