Agência Espacial Brasileira faz acordo com a Nasa para compartilhar tecnologia: mais satélites serão lançados

Constelação estranha: Cada nome corresponde a um satélite. Posição real de todos os que estavam sobre o Brasil em 27/10 às 21:45Hs

A Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Agência Espacial Norte Americana (Nasa) assinaram hoje (27) acordos de cooperação científica para estudos sobre o clima e a camada de ozônio. O acordo possibilita ao Brasil o acesso aos dados do programa nipo-americano de acompanhamento das chuvas, chamado de Medidas Globais de Precipitação.

“Estados Unidos e Japão vão lançar uma constelação de satélites a partir de 2012 para fazer um monitoramento de chuva no planeta. Nós vamos receber os dados. Esse acordo permite esse tipo de implementação das análises de precipitação que nos interessam”, disse Marco Antônio Chamon, coordenador de Gestão Tecnológica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Em contrapartida, os cientistas brasileiros irão auxiliar na calibragem dos satélites. Técnicos do Inpe irão fazer medições no território brasileiro usando radares meteorológicos e outros equipamentos. Os dados serão repassados aos americanos e japoneses para comparação entre as medições que são feitas em solo com as feitas pelo satélite.

Os acordos também possibilitarão ao Brasil acesso às medições da camada de ozônio que satélites norte-americanos fazem sobre o território brasileiro. E os dados produzidos pelo Brasil sobre a camada de ozônio serão repassdos aos americanos. Está previsto também trabalhos conjuntos na área de lançamentos de balões.

Fonte: Agência Brasil

Cabe lembrar que atualmente orbitam a Terra cerca de 13.000 satélites, o que, por sí só, já é uma verdadeira constelação bem acima de nossas cabeças.

Anúncios

Deixe uma resposta - Lembramos que não serão permitidos comentários com conteúdo ofensivo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: