Especialista japonês cobra mais clareza das autoridades sobre acidentes radioativos

O ex-presidente da Comissão de Energia Atômica no Japão, Yoichi Fujii-e, cobrou hoje (8) das autoridades mais clareza nas informações sobre os acidentes nucleares ocorridos no país. Em 11 de março deste ano, um terremoto seguido por tsunami causou danos na Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Nordeste do Japão, gerando explosões e vazamentos radioativos. Os acidentes foram considerados piores do que o de Chernobyl (na Ucrânia), em 1986.

Fujii-e disse que um dos erros depois da tragédia foi as autoridades japonesas não terem “informado o que havia acontecido”. Especialista em energia atômica e doutor em engenharia pela Universidade de Tóquio, ele  comandou as investigações sobre as explosões e os vazamentos.

“O grande erro foi que, entre os dias 11 e 16 de março, as autoridades japonesas não informaram o que estava acontecendo. Não conseguiram explicar a diferença entre o terremoto e o acidente nuclear”, disse Fujii-e.

O ex-presidente da Comissão de Energia Atômica defendeu a necessidade de aperfeiçoar a gestão de acidentes. “Com 66 anos de experiência após as armas nucleares em Hiroshima e Nagasaki, nós seguimos a filosofia de que podemos nos recuperar desse acidente. Vamos pensar novamente se podemos superar a tragédia com um trabalho conjunto em âmbito internacional”, disse.

A  Comissão de Energia Atômica do Japão informou que o país precisará de pelo menos 30 anos para desmontar a Usina Nuclear de Fukushima Daiichi. Em setembro, foi anunciado que a radiação no mar de Fukushima é o triplo do que havia sido estimado pela empresa operadora. A contaminação, segundo especialistas, foi causada pelo uso de água para arrefecer os reatores. A água contaminada vazou para o mar.

Fonte: Agência Brasil

Anúncios

Deixe uma resposta - Lembramos que não serão permitidos comentários com conteúdo ofensivo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: