Mancha solar maior que Júpter está voltada para Terra e pode ter explosões a qualquer momento

A maior região ativa (mancha solar) do Sol está se deslocando para o centro, baseado no ponto de vista da Terra. É a região mais ativa já detectada desde 2005.

Esse “monstro” não é uma mancha apenas, mas sim um aglomerado de gigantescas manchas, algumas maiores do que nosso planeta, e foi batizada de AR 1339.

O mais impressionante é que a mancha pode ser vista a olho nú, o que não é comum. Mas antes de você pensar em fazer uma besteira e queimar sua retina olhando para o Sol diretamente, lembre-se que o sol só deve ser observado através de filtros específicos ou por observação indireta.

Como a mancha desloca-se para o centro do astro, qualquer explosão solar alí originada ficará orientada diretamente para nosso planeta, o que significará auroras mais intensas e maior radiação. As manchas solares são onde as explosões solares são mais prováveis ​​de ocorrer, uma vez que os campos magnéticos nestas regiões ativas podem acumular energia suficiente para romper, liberando explosões de radiação intensa no sistema solar.

Uma mancha solar é uma região magneticamente ativa no sol, e que aparece escura porque é relativamente mais fria do que a área circundante: 6, 000 º F (3.300 º C) versus 10.000 F º (5500 º C).

Fonte:  National Geographic
Anúncios

Deixe uma resposta - Lembramos que não serão permitidos comentários com conteúdo ofensivo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: