Poli (USP) desenvolverá materiais para transporte de petróleo

Será realizado no dia 2 de dezembro o lançamento do Laboratório de H2S – Ensaios com gases especiais, do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica (Poli) da USP. O objetivo do laboratório, coordenado pela professora Neusa Alonso-Falleiros, é participar do desenvolvimento de materiais metálicos resistentes para a extração e o transporte de petróleo, gás natural e seus derivados. Segundo a professora, os resultados de pesquisas visam melhorar a segurança no transporte e possivelmente reduzir os custos envolvidos nesses processos.

O laboratório atende a uma demanda externa das indústrias por pesquisas e recursos humanos treinados técnica e cientificamente para atuarem no manuseio desse material, como explica a professora: “Nossa função aqui é criar o material humano. Temos trabalhos de pesquisa que tem como objetivo aprimorar o aluno em vários níveis – iniciação científica, mestrado e doutorado -, cada um com o seu projeto, com o seu objetivo e a profundidade científica necessária”.

Neusa ressalta que o papel do laboratório vai além de testar a resistência do material. “Nosso trabalho é observar os resultados e fundamentar cientificamente, explicando o porquê. Esse é o papel da engenharia: explicar os resultados. Nosso principal produto aqui não é bem o desenvolvimento do material metálico, mas sim o desenvolvimento de recursos humanos, de engenheiros capacitados para entender e fundamentar os processos envolvidos e para ter um melhor desempenho na sua atividade profissional.”

E completa: “Os nossos trabalhos tem sido principalmente nas tubulações usadas no transporte de gás natural, os tubos de aço Alta Resistência Baixa Liga (ARBL). Esses tubos são sempre testados para verificar sua resistência e tem normas bastante rígidas que devem ser atendidas para construir os quilômetros de gasodutos e oleodutos”, explica. “Por enquanto nós começamos com o aço ARBL, mas já no ano que vem nós pretendemos trabalhar também com aços inoxidáveis.”

Fonte: Agência USP de Notícias

Deixe uma resposta - Lembramos que não serão permitidos comentários com conteúdo ofensivo