O Grafeno: Uma simples explicação didática levanta questões de peso

Ato de Equilíbrio - Scientific American Brasil

Um tweet postado em setembro de 2011 dizia: “Para atravessar uma folha de grafeno com espessura de um filme plástico seria necessário um elefante equilibrado sobre um lápis”.

A frase, que para muitos pode parecer estranha, teve origem em uma fala do professor de engenharia James Hone, da Universidade de Columbia, que em 2008 disse: “Nossa pesquisa estabelece o grafeno como o material mais forte já demonstrado, cerca de 200 vezes mais forte que uma cantoneira de aço. Para atravessar uma folha de grafeno com espessura de um filme plástico seria necessário um elefante equilibrado sobre um lápis”. O comentário levantou várias questões como “O que é grafeno?”.

Por sorte, alguns sites que falam sobre grafeno incluem a definição de um artigo dos físicos Andre Geim e Konstantin Novoselov, ganhadores do Prêmio Nobel de Física em 2010 pelo trabalho sobre a substância milagrosa: “O grafeno é uma folha planar de átomos de carbono densamente compactados em uma grade de duas dimensões e é um ingrediente para materiais de grafite de outras dimensões. Pode ser montado como fulerenos 0D, enrolados como nanotubos 1D ou colocados como grafite 3D.” Imagine uma rede de arame, com a diferença de que cada ponto de conexão seria um átomo de carbono. O resultado dessa metamorfose mental é grafeno (bom, grafeno virtual).

Leia mais: Ato de Equilíbrio – Scientific American Brasil.

Anúncios

Deixe uma resposta - Lembramos que não serão permitidos comentários com conteúdo ofensivo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: