Gerador de energia brasileiro movido a etanol vai iluminar estação da Marinha na Antártica

Estação Antártica Comandante Ferraz - Foto: Agência Brasil

A partir de hoje (10), um motogerador brasileiro movido a etanol vai iluminar a estação operada pela Marinha na Antártica. A ação faz parte da comemoração dos 30 anos da Estação Antártica Comandante Ferraz(1). O ministro da Defesa, Celso Amorim, dará partida na operação do motogerador durante o evento.

O motogerador tem capacidade de suprir toda a energia necessária às operações e aos programas científicos feitos na estação. O equipamento foi desenvolvido com tecnologia totalmente nacional e gera energia limpa. De acordo com o Ministério da Defesa, o Brasil é o primeiro país do mundo a usar biocombustível para produção de energia no continente.

O equipamento e o biocombustível foram levados à Antártida em outubro do ano passado. Uma equipe de engenheiros brasileiros também partiu para o continente para instalar e testar o equipamento. Durante um ano, o motogerador vai operar junto aos motogeradores já existentes a diesel.

Segundo o ministério, a Petrobras fornece 350 mil litros de etanol, idêntico ao utilizado nos veículos nacionais, e fará o acompanhamento tecnológico para avaliar e garantir o uso do biocombustível em condições climáticas severas.

Além do ministro Celso Amorim, o comandante da Marinha, almirante de esquadra Julio Soares de Moura Neto, e o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Juniti Saito, também participam do evento.

A estação brasileira foi instalada na Baía do Almirantado, localizada na Ilha Rei George, em1984. A partir de 1986, passou a ser ocupada anualmente por militares da Marinha do Brasil e pesquisadores, podendo acomodar até 58 pessoas. A estação possui laboratórios destinados às ciências biológicas, atmosféricas e químicas.

Fonte: Agência Brasil
 
(1) Quem foi comandante Ferraz? 
O comandante da Marinha Luís Antônio de Carvalho Ferraz, hidrógrafo e oceanógrafo, visitou o continente antártico junto com oficiais britânicos em 1975. Ferraz foi um importante incentivador da presença científica do Brasil no continente. Morreu aos 42 anos, em 1982.
Anúncios

2 Respostas to “Gerador de energia brasileiro movido a etanol vai iluminar estação da Marinha na Antártica”

  1. henrique marba Says:

    e iluminou mesmo hein… vocês são quase profetas.

    Curtir

    • eco4u Says:

      Infelizmente parece que sim Henrique, fora o combustível que permanece no fundo do lago, na barcaça que afundou. Se a Marinha não retirar o combustível em segurança, além do desastre que foi o incêndio, teremos um desastre ambiental sem precedentes na Antártida, gerado por nós.

      Curtir


Deixe uma resposta - Lembramos que não serão permitidos comentários com conteúdo ofensivo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: