Ações sustentáveis alavancam negócios: Engenheiro cria solução para a reutilização de água em prédios

Após ser tratada, a água é reutilizada nas descargas sanitárias, jardinagem, lavagens de carros e limpeza dependências dos edifícios

Desde que se formou em engenharia sanitária, em 1984, Ricardo Franci busca soluções para o reaproveitamento da água. Com o crescente risco da falta desse produto, ele usou seu conhecimento em engenharia de tratamento de águas e controle da poluição para desenvolver uma tecnologia própria para o reúso em prédios comerciais e residenciais.

A técnica começou a ser desenvolvida na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), onde Franci é professor, e difundida a partir de 2000, quando ele fundou a Fluir Engenharia Ambiental, localizada no município de Vila Velha (ES). “Já implantamos o nosso sistema em 15 edificações. A economia chega a 30% em prédios residenciais e a 50%, em comerciais”, afirma.

 As soluções adotadas pela empresa estão na série Super Ideias, produzida pelo Canal Futura, em parceria com o Sebrae. São interprogramas, exibidos nos intervalos da programação da emissora, que mostram experiências em que ações sustentáveis alavancaram os negócios.

De acordo com o engenheiro, as ideias amadureceram depois que ele concluiu o doutorado na França. “Lá, trabalhei com sistemas de esgoto, tema que me fez desenvolver conceitos voltados para a nossa realidade. Hoje, temos mais tecnologia na reutilização da água que os europeus”, explica.

“Atualmente, no Brasil, são 19 regiões metropolitanas sob estresse hídrico, ou seja, falta de água nas grandes áreas urbanas. Por isso, nosso projeto de sustentabilidade tem feito tanto sucesso e já representa cerca de 40% dos negócios de nossa empresa. É nosso carro-chefe”, revela Franci.

A água da chuva ou consumida em chuveiros, pias, tanques e lavatórios é canalizada para um tanque localizado no subsolo do prédio e depois bombeada para uma estação de tratamento na cobertura. Após ser tratada, a água é reutilizada nas descargas sanitárias, jardinagem, lavagens de carros e limpeza dependências do edifício.

Fonte: Agência SEBRAE de Notícias
Anúncios

Deixe uma resposta - Lembramos que não serão permitidos comentários com conteúdo ofensivo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: