Solução para o descarte das sacolinhas? Invenção japonesa transforma sacolas plásticas em óleo combustível

Invenção japonesa transforma sacolas plásticas em óleo combustível

Em fevereiro de 2011 publicamos este post aqui no blog. Estamos hoje, um ano depois, republicando não só pela inserção do vídeo da máquina em funcionamento como também porque nunca foi tão necessária soluções como essa para resolver o problema do descarte de sacolas plásticas. Se a tecnologia existe, por quê não é utilizada?

Os sacos plásticos tem sido o inimigo dos ambientalistas praticamente desde que eles foram inventados. Não só porque eles são feitos de petróleo, mas porque eles entopem nossos aterros por centenas de anos. Muitas cidades, estados e países baniram os sacos de plástico completamente, mas a maior parte do mundo ainda convive com sua utilização diária e seu difícil descarte.

Na tentativa de lidar com os milhões e milhões de sacos de plástico usados a cada ano, inventor japonês Akinori Ito criou uma máquina que pode se transformar sacolas plásticas em combustível. A máquina, que agora está sendo vendida pela empresa Blest Corporation, aquece o plástico e os vapores resultantes são coletados em um sistema de tubos, onde são resfriados e condensados em óleo. O óleo pode ser usado em geradores e em diversas outras aplicações, mas com um passo a mais de refino ele pode ser usado na gasolina.

A máquina é muito eficiente e pode processar dois quilos de plástico (incluindo polietileno, poliestireno e polipropileno) em um litro de óleo usando apenas um kilowatt de energia elétrica.

Obviamente, uma vez que o combustível é queimado, ele vai liberar CO2 na atmosfera, mas o óleo utilizado na confecção do plástico será então usado duas vezes em vez de apenas uma vez, e assim não só não teríamos mais sacolas sendo enviadas para aterros como teríamos o óleo reciclado para geração de energia.

O aparelho é destinado ao uso doméstico, mas atualmente custa US$ 10.000, o que por enquanto é muito alto. O inventor espera que o custo da máquina caia com o aumento da produção.

Informações: Blest Corporation

Veja a máquina em funcionamento no video: 

Anúncios

2 Respostas to “Solução para o descarte das sacolinhas? Invenção japonesa transforma sacolas plásticas em óleo combustível”

  1. Solução para o descarte das sacolinhas? Invenção japonesa transforma sacolas plásticas em óleo combustível « Pacto Global CREA-PR Says:

    […] Blest Corporation Fonte: Eco4u Share this:TwitterFacebookDiggPrintStumbleUponEmailLinkedInRedditLike this:LikeBe the first to like […]

  2. istanlei Says:

    parabens pela invesao vc esta salvando o nosso planeta eu agradeco


Deixe uma resposta - Lembramos que não serão permitidos comentários com conteúdo ofensivo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: