Brasil tem a maior riqueza de orquídeas do mundo

328px-Orchis_morio_270408“Flora” é o conjunto das espécies vegetais características de determinada área. O Brasil possui a flora mais diversa do mundo, com mais de 55 mil espécies (22% do total mundial) e no país encontra-se a maior riqueza de espécies de palmeiras (390 espécies) e de orquídeas (2.300). A flora tem enorme valor, pois cada planta é importante para a biodiversidade dos ecossistemas (conjunto de elementos de um lugar e a relação entre eles).

O homem faz uso da flora de diversas maneiras: na alimentação, para a construção de abrigos, no vestuário, na construção civil e na medicina, por exemplo. A utilização de plantas na alimentação é antiga; alimentos de origem vegetal, como milho, caju e amendoim, são importantes para uma dieta saudável.

O principal grupo de plantas terrestres é formado pelas angiospermas (plantas com flores). Estima-se que no Brasil haja 50 mil espécies desse grupo (20% do total mundial). Também há no país espécies de algas, gimnospermas, como o pinheiro, pteridófitas, como as samambaias, e briófitas, como os musgos.

Uma das principais atividades econômicas no Brasil é o extrativismo vegetal. A madeira, por exemplo, é usada em construções, na carpintaria e na fabricação de instrumentos musicais, entre outros. A celulose, que sai principalmente da polpa da madeira, compõe o papel e a fibra, extraída de diversas plantas, é utilizada no artesanato (como em chapéus) e na fabricação de tecidos.

A intervenção do homem na natureza, no entanto, deve ser equilibrada e seguir regras. Nos últimos anos, a atividade humana tem invadido o meio ambiente em diferentes escalas e velocidades, o que resulta na devastação de biomas. A Mata Atlântica, por exemplo, atualmente só conserva 10% de sua vegetação original. Ela é reconhecida como o bioma brasileiro mais descaracterizado, devido aos primeiros episódios da colonização e aos ciclos de desenvolvimento do país.

Fonte: IBGE e Ministério do Meio Ambiente

Anúncios

Deixe uma resposta - Lembramos que não serão permitidos comentários com conteúdo ofensivo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: