Diários de bordo de navios da 1a. Guerra são estudados para compreender o clima no passado

main_navyKathy wendolkowski costumava fazer doces nas horas de folga. Nos últimos 18 meses, a mãe de três filhos, que vive em Gaithersburg, Maryland, passou de duas a três horas por dia no site Old Weather (www.oldweather.org), onde transcreveu registros de temperatura, pressão e velocidade do vento que constam em diários de bordo do HMS Foxglove – um caça-minas britânico que patrulhava o Pacífico Sul nos anos que se seguiram à Primeira Guerra. Foi um amigo historiador naval que mencionou o site logo depois de ter sido lançado, em outubro de 2010, conta Kathy. Ela imediatamente entusiasmou-se, não pelos verdadeiros dados climáticos, mas pelas narrativas das viagens e tripulação do Foxglove, uma história que acompanha as leituras sistemáticas do termômetro nos registros cotidianos do diário de bordo.

Old Weather (clima do passado) é uma das iniciativas on-line que reúnem milhares de “cientistas voluntários” para ajudar os pesquisadores a garimpar dados que de outra forma não seria possível levantar, ressalta Philip Brohan, um paleoclimatologista inglês que lidera o projeto. O cientista estima que um profissional levaria 28 anos para transcrever todos os dados, uma tarefa que os voluntários do Old Weather concluíram nos primeiros seis meses do projeto. Brohan acredita que essas transcrições são valiosas para pesquisadores como ele, que analisam dados do passado para prever como será o clima no futuro. “Sempre que ocorre uma grande tempestade, as pessoas perguntam: Isso teria acontecido se o homem não tivesse alterado o clima? É um acontecimento novo e raro ou é o tipo de coisa que já aconteceu antes? Se quisermos responder perguntas como essa precisamos entender o comportamento do clima no passado”, reforça o pesquisador.

Leia a matéria completa: “Tripulação no Convés” – Scientific American Brasil

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