James Cameron pretende explorar local mais profundo do oceano

Semana que vem, Cameron planeja mergulhar a 11 quilômetros de profundidade num dos lugares mais inacessíveis do planeta, as Fossas Marianas, no Oeste do Pacífico, um mundo alienígena que se imagina seja povoado por enguias, vermes, peixes e crustáceos bizarros. O plano do cineasta é ficar seis horas entre os animais, filmando as criaturas e colhendo amostras. – Leia mais sobre isso em “Cineasta vai explorar local mais profundo do oceano”

 

fossa-das-marianas-2A Fossa das Marianas é um local surpreendente e misterioso (ainda). Se o monte Everest fosse colocado no fundo das Marianas, ainda seriam necessários mais 2.150 metros para alcançar a superfície.

A pressão na maior profundidade do oceano é de mais de 5 toneladas por centímetro quadrado, ou seja, cerca de 1.000 vezes a pressão na superfície terrestre. A visibilidade na água diminui com a profundidade. Numa água límpida, ao meio dia, a luz solar diminui de 10% a cada 75 metros e, a 500 m metros de profundidade há quase uma escuridão total.

Recentemente foi descoberto que as fossas oceânicas estão agindo como sumidouros de carbono: Isso sugere que elas desempenham um papel maior na regulação química da terra e do clima do que se pensava.

Aprenda mais sobre a Fossa das Marianas em “Sabemos mais sobre Marte do que sobre a Fossa das Marianas: Um abismo de 11.500m no fundo do mar”

Anúncios

Uma resposta to “James Cameron pretende explorar local mais profundo do oceano”

  1. Tertuliano Says:

    Tenho muito curiosidade em conhecer mais sobre as fossas mariana acho o maior barato conhecer lugares estranhos que seja profundo ou espacial. O espaço não vejo mais tanta curiosidade porque apenas saber que existem planetas habitáveis mas a milhares de anos luz distante da terra nunca alguma pessoa pode chegar lá fica sem resposta para os ouvintes da pesquisa.

    Curtir


Deixe uma resposta - Lembramos que não serão permitidos comentários com conteúdo ofensivo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: