James Cameron bate recorde de profundidade e conta sua experiencia na Fossa das Marianas

DEEPSEA-CAMERON/O cineasta James Cameron bate recorde ao atingir o ponto mais profundo dos oceanos da Terra.

O diretor de Titanic, neste domingo, passou três horas no Challenger Deep, na Fossa das Marianas. Foi apenas a quarta vez que a descida de mais de 11 quilômetros até o leito do mar do Pacífico foi feita com sucesso – e a primeira vez que um homem a realiza e volta, desde 1960.

"O lugar era muito Lunar, muito desolado, muito isolado. Minha sensação era de completo isolamento de toda a humanidade. Senti como se literalmente no espaço de um dia, eu tivesse ido para outro planeta e voltado."  diz Cameron depois de fazer o mergulho.

O mergulho foi realizado após sete anos de planejamento, concepção e construção de um submarino especializado que permitiu Cameron para suportar a imensa pressão no fundo do oceano. "O submarino diminuiu realmente quase três centímetros de comprimento só por causa da pressão", diz Cameron. O submarino chegou a suportar 16.000 Libras por polegada quadrada de pressão.

Cameron disse que esperava ver um monstro estranho mar profundo, alguma criatura que excitasse sua imaginação, mas não viu nenhum. Mas nada disso importa. O que conta é que ele é a única pessoa que mergulhou na Fossa das Marianas sozinho, usando um submarino que ele ajudou a projetar. Ele é a primeira pessoa a chegar a essa profundidade – 35,576 pés (11.846 metros)- desde que foi inicialmente explorado em 1960.

Ele passou mais de três horas no fundo, mais do que os 20 minutos de Don Walsh e Jacques Piccard passaram, no mergulho que fizeram há 52 anos. Mas foi menos do que as seis horas que ele esperava. Ele disse que vai voltar.

"Eu vejo isso como o início", disse Cameron. "Não é um negócio de uma vez e depois seguir em frente. Este é o início da abertura desta nova fronteira. Para mim, a história está nas pessoas em sua busca e curiosidade e a sua tentativa de compreender", disse ele.

Veja a matéria e o vídeo (em Inglês) em "Into the abyss: First incredible video shows James Cameron’s record-breaking descent to the deepest point of the Earth’s oceans"

 

Saiba mais sobre a Fossa das Marianas em "Sabemos mais sobre Marte do que sobre a Fossa das Marianas: Um abismo de 11.500m no fundo do mar"

Anúncios

Deixe uma resposta - Lembramos que não serão permitidos comentários com conteúdo ofensivo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: