EUA se une ao Brasil e mais 43 nações ao adotar classificação de químicos para proteger milhões de trabalhadores

Produtos_quimicosO Departamento do Trabalho dos Estados Unidos deu nessa semana os primeiros passos para a adoção do Sistema Global de Classificação de Produtos Químicos, ou GHS. O sistema, inicialmente adotado pela ONU em dezembro de 2002, já é usado em outros 43 países, incluindo o Brasil.

A secretária do trabalho dos Estados Unidos, Hilda Solis, disse que a “exposição a produtos químicos nocivos é uma das atuais ameaças mais sérias aos trabalhadores americanos”, e que a adoção do sistema global deve “tornar mais seguro o ofício de milhões de trabalhadores, e mais fácil a competitividade dos empregadores”.

Categorias de Risco

O GHS é um sistema criado pelas Nações Unidas para uniformizar a classificação de produtos químicos por categorias de risco à saúde. Ele visa aumentar a proteção de seres humanos e do meio ambiente durante o manuseio, transporte e uso desses químicos.

O Departamento do Trabalho dos Estados Unidos estima que a implementação do GHS tornará mais seguro o local de trabalho de 43 milhões de pessoas no país, que estão expostas a elementos químicos nocivos.

Os Estados Unidos acreditam que a adoção do sistema global contribuirá à redução de barreiras comerciais, e ajudará na produtividade de companhias que transportam e armazenam produtos químicos.

Fonte: Rádio das Nações Unidas / unmultimedia.org

Anúncios

Deixe uma resposta - Lembramos que não serão permitidos comentários com conteúdo ofensivo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: