Peru e Mexico foram atingidos por terremotos de 5 a 7,6 graus na escala Richter. Brasil tambem tremeu

sismografo_2O Norte do Peru foi atingido ontem (2) à noite por uma série de tremores de terra que variam de 5 a 6,2 graus na escala Richter. As cidades mais afetadas foram Sullana e Piura. As autoridades ainda investigam vítimas e danos. O Instituto Geofísico do Peru descartou a possibilidade de o terremoto gerar um tsunami na região.

Também ontem, uma série de tremores de terra que variam de 6,3 a 7,6 graus de magnitude na escala Richter atingiu o Sul do México, na área de Oaxaca. No último terremoto registrado em cidades mexicanas, em 20 de março, duas pessoas morreram.

O Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (cuja sigla em inglês é Usgs) registrou três réplicas dos tremores na Região Sul do México. Eles foram percebidos a partir do meio-dia, por cerca de 30 minutos.

 

No Brasil:

Pela quarta vez desde março de 2005, a terra tremeu em Montes Claros, no nordeste de Minas Gerais (a 418 quilômetros de Belo Horizonte), na madrugada de hoje (2). De acordo com a prefeitura da cidade, os tremores ocorreram à 1h46, às 2h20 e às 4h18. Não houve danos na zona urbana, e na área rural, a Defesa Civil ainda está fazendo um levantamento.

Os tremores foram confirmados pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB). “Baseado no histórico recente de sismicidade, podemos afirmar que efetivamente o que as pessoas sentiram foi tremor de terra, com epicentro na mesmo região percebida no ano passado, em 2010 e 2009”, disse o chefe do observatório, Lucas Barros, à Rádio Nacional.

Os tremores não foram medidos pelas estações remotas do observatório. Barros estima que os abalos tenham sido de 3 graus na escala Richter. “Não é capaz de produzir nenhum tipo de dano”, assegurou. Ele disse que pelo menos mais um tremor de intensidade menor foi sentido em algumas localidades da cidade.

Esta é a segunda vez que o observatório constata a ocorrência de tremores neste ano. A primeira foi em 24 de fevereiro, na cidade de São Francisco do Guaporé, em Rondônia.

 

Fonte: Agência Brasil

Anúncios

Deixe uma resposta - Lembramos que não serão permitidos comentários com conteúdo ofensivo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: