Sustentabilidade traz perspectivas aos pequenos negocios

sustentabilidade_3Como as micro e pequenas empresas podem se tornar sustentáveis e conquistar mais clientes será o tema do debate que o Sebrae vai promover no segundo dia do Seminário Internacional sobre Pequenos Negócios, nesta quinta-feira (19), na cidade de São Paulo. A intenção é mostrar como a adoção de práticas sustentáveis pode gerar mais eficiência no uso de recursos e menos impactos sociais e ambientais, fatores que concorrem para competitividade das empresas no mundo atual.

Na mesa-redonda sobre essa temática, o Ph.D. em planejamento e estratégia pela Universidade de Michigan e mestre em gestão ambiental pela Universidade de Yale, Stuart L. Hart, fará uma apresentação sobre sustentabilidade e pequenos negócios. O acadêmico deve apresentar o conceito e analisar de que forma o segmento pode aplicá-lo como ferramenta de seu eixo competitivo.

O diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, falará sobre as estratégias da instituição para o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas (MPE) e os desafios ainda a superar, bem como sobre a inserção do tema empreendedorismo na conferência Rio+20, das Organizações das Nações Unidas (ONU), em junho deste ano, no Rio de Janeiro. Economista com doutorado pela Freie Universitaet Berlin, na Alemanha, Carlos Alberto tem se dedicado principalmente aos temas da inovação e desenvolvimento sustentável para maior competitividade dos pequenos negócios.

 

Nova classe média

O terceiro debatedor é o empresário Pedro Passos, da Natura, que vai apresentar a visão prática de empreendedor sobre o tema. Passos é co-presidente do Conselho de Administração da Natura Cosméticos, reconhecida por suas práticas sustentáveis.

O debate sobre sustentabilidade é estratégico para o Sebrae aperfeiçoar sua oferta de serviços que ajudem na superação dos desafios pelos pequenos negócios frente às novas regulações, exigências e oportunidades de mercado. No mesmo dia, serão discutidos também os temas de inovação e os novos mercados que surgiram nos últimos anos, como o da nova classe média e o da web 2.0.

Neste ano em que comemora quatro décadas de atuação, promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável, o Sebrae tornou-se o primeiro parceiro oficial da Rio+20. A agenda dessa Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável mobiliza ainda o governo federal, que prepara um decreto no qual definirá um percentual obrigatório mínimo de compra de produtos sustentáveis por meio das licitações públicas. A iniciativa tem como finalidade estimular a maior oferta e a participação das micro e pequenas empresas nas contratações.

O Seminário Internacional sobre Pequenos Negócios será realizado no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo, de 18 a 20 de abril, e terá cerca de 300 convidados, entre empresas privadas, pesquisadores, representantes do poder público, da academia, da imprensa e colaboradores do Sebrae.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias – ASN

Anúncios

Deixe uma resposta - Lembramos que não serão permitidos comentários com conteúdo ofensivo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: