Agência Unesp de Inovação lança olimpíada sobre energias renováveis

Com o tema “Energias renováveis”, a Agência Unesp de Inovação (AUIN) lança, hoje, olimpíada voltada aos alunos de graduação da Universidade. De acordo com a diretora-executiva da AUIN, Vanderlan Bolzani, o objetivo básico do certame é estimular os jovens a pensar. “Com a riqueza de informações que se tem hoje, proporcionada principalmente pela Internet, não é mais possível manter os mesmos métodos de ensino de uma ou duas décadas atrás”, diz. “E a olimpíada visa justamente lançar um desafio e gerar uma competitividade saudável entre os estudantes.”

Para participar do concurso, o aluno da Unesp precisa estar regularmente matriculado e cursando os dois últimos anos. O trabalho só será aceito se for elaborado em torno de uma idéia inovadora ou se sugerir uma tecnologia passível de desenvolvimento. “Também serão bem vindos os projetos que colocarem em discussão as políticas públicas ou os serviços sociais”, exemplifica Vanderlan.

De acordo com o edital que normatiza a olimpíada, a submissão das propostas deverá obedecer a uma das seguintes categorias: Produtos e/ou Processos; MeioAmbiente & Desenvolvimento Sustentável; e Serviços Sociais. As inscrições deverão ser realizadas individualmente, e cada participante poderá apresentar apenas uma proposta.

Criatividade, originalidade, ineditismo

As inscrições, gratuitas, estarão abertas entre 16 de abril e 20 de junho de 2012 e podem ser feitas pelos Correios. Quem for fazer a inscrição pessoalmente, deve se apresentar na sede da AUIN, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 18h. “São critérios específicos para o julgamento dos trabalhos criatividade, originalidade, ineditismo e viabilidade técnica”, enumera Paulo Carvalho, gerente de transferência de tecnologias da AUIN e responsável pela redação do edital da olimpíada.

Uma comissão constituída por especialistas e consultores externos à Unesp selecionará duas propostas finais de cada uma das três categorias, indicando o vencedor e o segundo colocado em cada uma das categorias. Ao primeiro colocado será oferecido um “Estágio de Verão”, em 2013, no Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), da Petrobrás, no Rio de Janeiro. Os segundos colocados nas três categorias farão um curso relacionado à área de empreendedorismo ou propriedade intelectual em instituição de notória competência. Além da premiação formal, os projetos vencedores poderão ser patenteados, após avaliação do potencial de desenvolvimento.

Os resultados serão anunciados durante a realização do XXIV Congresso de Iniciação Cientifica da Unesp, em outubro, e publicados no Portal da Unesp e no Jornal Unesp.

A Agência Unesp de Inovação fica no Câmpus de São Paulo, à rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271, bloco II, piso térreo, defronte ao Terminal Barra Funda do Metrô.

Anúncios

Deixe uma resposta - Lembramos que não serão permitidos comentários com conteúdo ofensivo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: