Correntes oceanicas de aguas quentes causam a maior parte da perda de gelo na Antartida

Esta animação mostra a circulação das correntes oceânicas em torno das plataformas de gelo da Antártida ocidental. As prateleiras são indicados pela cor do arco-íris; vermelho é mais espessa (maior do que 550 metros), enquanto que o azul é mais fino (inferior a 200 metros). Credito: NASA/Goddard Space Flight Center Scientific Visualization Studio

Correntes oceânicas quentes que chegam pela parte debaixo das plataformas de gelo são a causa dominante da perda de gelo da Antártida, conforme um novo estudo feito pela NASA.

Uma equipe internacional de cientistas usou uma combinação de medições por satélite e modelos para diferenciar as duas causas conhecidas responsáveis pelo derretimento das plataformas: as correntes oceânicas quentes descongelando o baixo-ventre das extensões flutuantes de gelo, e o ar quente derretendo-os de cima. A descoberta, publicada na revista Nature, traz aos cientistas a possibilidade de fornecer projeções mais confiáveis ​​quanto ao aumento do nível do mar.

Os pesquisadores concluíram que 20 das 54 plataformas de gelo que estão sendo estudadas vêm derretendo por culpa das correntes oceânicas mais quentes. A maioria destas estão no oeste da Antártida, drenando mais gelo para o mar e contribuindo para a elevação do nível do mar.

"Podemos perder uma enorme quantidade de gelo para o mar sem nunca ter verões quentes o suficiente para fazer a neve do topo das geleiras derreterem", disse o principal autor do estudo Hamish Pritchard, do British Antarctic Survey, de Reino Unido. "Os oceanos pode fazer todo o trabalho por baixo."

A nova pesquisa também liga o aumento observado na fusão que ocorre no lado de baixo de uma plataforma glaciar, chamado de fusão basal, com alterações nos padrões de vento.

"Estudos mostraram que ventos da Antártida mudaram por causa das mudanças no clima", disse Pritchard. "Isso afetou a força e a direção das correntes oceânicas."

Mais informações no link http://www.nasa.gov/topics/earth/features/currents-ice-loss.html (em Inglês)

Anúncios

Deixe uma resposta - Lembramos que não serão permitidos comentários com conteúdo ofensivo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: