Aplicativo gratuito para mobile e PC permite acesso imediato a dados sobre oceanos

O Ocean DB, um aplicativo educacional gratuito para telefones móveis e computadores,  fornece dados sobre os oceanos em qualquer ponto do mundo, disponibilizando imediatamente informações para uso de estudantes, professores e pesquisadores. O sistema foi desenvolvido pela equipe da empresa SALT Ambiental, incubada no Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec), instituição que conta com a participação de pesquisadores da USP.

O aplicativo pode ser utilizado em smartphones, tablets e computadores que utilizem o sistema Android. “O Ocean DB fornece parâmetros oceanográficos, como temperatura, salinidade, oxigênio dissolvido na coluna de água e frequência de empuxo (Brunt-Väisälä)”, afirma o oceanógrafo Thiago Marques Coelho, que integra a equipe do projeto. “Estão disponíveis dados climatológicos (médias históricas) desde a superfície até o fundo de todos os oceanos e mares do mundo”.

O banco de dados utilizado é o World Ocean Atlas 2009 (versão mais atualizada), de acesso público, organizado pelo National Oceanographic Data Center (NODC), instituição ligada ao Departamento de Comércio dos EUA. “Quando o aplicativo é acessado, ele abre um mapa-mundi na tela”, explica Marques. “Basta clicar em qualquer ponto do mapa para ter acesso aos dados, apresentados na forma de gráficos”.

Para baixar o OceanDN, gratuitamente, basta acessar https://play.google.com/store/apps/details?id=com.saltambiental.oceandb

Fonte: Agência USP de Notícias

Anúncios

Deixe uma resposta - Lembramos que não serão permitidos comentários com conteúdo ofensivo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: