O mistério das enormes rochas que, equilibradas umas sobre as outras, resistem aos terremotos nos EUA

Precariously Balanced Rock, ou PBR / Credito: James Brune

A oeste das montanhas de San Bernardino, nos EUA, os cientistas descobriram recentemente um intrigante mistério geológico: enormes rochas equilibradas de modo precário, uma sobre a outra.

O que intrigou os cientistas não foi o fato de estarem “empoleiradas” desta forma, onde as intempéries foram esculpindo as rochas até deixá-las com um formato de pião, perfeitamente equilibradas, mas sim o local. Simplesmente as rochas colossais estão próximas a falha de San Andeas que produz e já produziu de pequenos à famosos terremotos na região.

O termo para designá-las é “Precariously Balanced Rock” ou PBR, em português podemos dizer “rochas precariamente equilibradas”. E o grande mistério a ser desvendado agora é saber como essas rochas mantiveram-se nesta posição durante milênios, em alguns casos por 18.000 anos, em uma área conhecida pelos terremotos.

Falha de Santo André ou Falha de San Andreas (em inglês: San Andreas Fault) é uma falha geológica tangencial que se prolonga por cerca de 1290 km através da Califórnia. A falha de San Andreas marca um limite transformante entre a Placa do Pacífico e a Placa Norte-americana. É uma falha famosa por produzir grandes e devastadores sismos, como o sismo de São Francisco de 1906 que destruiu a cidade.

Os estudos começaram agora, e os cientistas buscam compreender o que manteve essas rochas em equilíbrio suportando os terremotos da região.

 Veja o artigo original (em inglês) em “Mysterious Balancing Rocks Resist Quakes’ Shakes” em OurAmazingPlanet

Anúncios

Deixe uma resposta - Lembramos que não serão permitidos comentários com conteúdo ofensivo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: