Alpha Crucis: USP lanca ao mar novo navio de pesquisa oceanografica

Alpha CrucisO novo navio de pesquisa oceanográfica da Universidade de São Paulo (USP) foi lançado ao mar neste 30 de Maio em Santos. Batizado de Alpha Crucis, a embarcação irá substituir o antigo navio de pesquisa, Professor Besnard, utilizado de 1967 a 2008, quando foi aposentado devido a um incêndio.

O Instituto Oceanográfico da USP adquiriu o novo navio – com recursos da USP e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) – da Universidade do Havaí. A embarcação foi modernizada em um estaleiro em Seattle (EUA) e equipada com novos instrumentos.

O navio tem 64 metros de comprimento por 11 metros de largura. Tem capacidade para levar 20 pessoas e deslocar 972 toneladas. O custo total da embarcação, incluindo a reforma, foi US$ 11 milhões.

“O Alpha Crucis é o mais moderno navio de pesquisa do Brasil. Ele tem autonomia e um conjunto de equipamentos que permite que a gente faça pesquisa de ciências do mar mais longe e por mais tempo. E isso vai nos permitir fazer pesquisa em locais que a gente dependia muito de instituições estrangeiras”, disse o diretor do Instituto Oceanográfico da USP, o professor Michel Mahiques.

A primeira missão do navio será um estudo de propriedades físicas e químicas da água do mar, em uma pesquisa sobre o fluxo de carbono, ligado às mudanças climáticas.

Fonte: Agência Brasil

Anúncios

Deixe uma resposta - Lembramos que não serão permitidos comentários com conteúdo ofensivo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: