Brasil e ONU distribuem passaportes verdes para turistas no Rio

erdO Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, está distribuindo, nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro, milhares de “passaportes verdes” a turistas na cidade. A iniciativa é co-organizada pelo Governo do Brasil.

O evento, no Corcovado, marca o início das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, neste 5 de junho além de promover turismo sustentável.

 

Bondinho

Os “passaportes” trazem dicas de sustentabilidade além de informações sobre a Rio + 20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorre de 20 a 22 deste mês, na capital fluminense.

De acordo com a página do Pnuma, na internet, turistas que chegaram ao bondinho que leva à estátua do Cristo Redentor, foram saudados com os “passaportes verdes”. Entre os participantes estavam o chefe do Pnuma, Achim Steiner, e a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

Steiner lembrou que o turismo é a maior indústria do mundo, e que representa 11% do Produto Interno Bruto, PIB, mundial.

 

Copa do Mundo

A iniciativa dos “passportes verdes” já foi lançada no Equador, na Costa Rica e na África do Sul. Somente no país africano, foram entregues 100 mil cópias durante a Copa do Mundo de 2010. O Brasil espera distribuir os guias durante a Copa de 2014.

Além de dicas sobre viagens, os turistas recebem informações sobre hotéis gerenciados de forma sustentável e restaurantes que utilizam produtos e alimentos baseados na economia verde.

A ministra Izabella Teixeira disse que a Campanha do Passaporte Verde poderá ser realizada também durante a viagem do papa Bento XVI ao Brasil, em 2013. A visita do pontífice deve atrair 2 milhões de pessoas incluindo grande número de jovens.

Fonte: unmultimedia.org – Rádio das Nações Unidas

Anúncios

Deixe uma resposta - Lembramos que não serão permitidos comentários com conteúdo ofensivo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: