O que e a RIO+20 ??

LogoMarca Rio   20De modo simples a RIO+20, ou Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD), irá ocorrer no Brasil de 20 a 22 de junho de 2012 marcando o 20º aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED), que ocorreu no Rio de Janeiro em 1992, e o 10º aniversário da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável (WSSD), ocorrida em Johanesburgo em 2002.

Com a presença de Chefes de Estado e de Governo ou outros representantes a expectativa é de uma Conferência do mais alto nível, sendo que dela resultará a produção de um documento político focado.

Objetivo da Conferência

O objetivo da Conferência é assegurar um comprometimento político renovado para o desenvolvimento sustentável, avaliar o progresso feito até o momento e as lacunas que ainda existem na implementação dos resultados dos principais encontros sobre desenvolvimento sustentável, além de abordar os novos desafios emergentes.

Temas da Conferência

Os dois temas em foco na Conferência serão:

– uma economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza

–  o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável (*) .

 

(*) O desenvolvimento sustentável procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e economico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais. O campo do desenvolvimento sustentável pode ser conceptualmente dividido em três componentes: a sustentabilidade ambiental, sustentabilidade economica e sustentabilidade sociopolítica.

Anúncios

Uma resposta to “O que e a RIO+20 ??”

  1. Orange Matos Feitosa Says:

    O resultado de 1992 é quase invisível, parece que esse aniversário não tem nada para comemorar!. Pelo menos para as populações mais carentes, porque desenvolvimento seja ele econômico e social deve atingir a todos sem distinção de classes, o que não vem ocorrendo no Brasil desde o período colonial e tocamos no Brasil porque é nossa realidade, nem quero iniciar um rosário de descasos que ocorrem na África, India, América Central e demais países da América do Sul…
    Erradicação de pobreza não se discute, se erradica!
    Quando os Donos do Mundo quiserem, não haverá mais pobreza ou melhor dizendo miséria (fome, violência, prostituição, drogas) em toda parte, mas não sejamos ingênuos esse quadro de propostas que surgirá no Rio+20 logo se tornará, mais um resultado quase invisível!
    Os gastos em um evento desse porte não é nada em relação ao tamanho do problemas social que enfrentamos!


Deixe uma resposta - Lembramos que não serão permitidos comentários com conteúdo ofensivo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: