Coleta seletiva no Ceará transforma lixo em créditos na conta de energia dos participantes

A Companhia de Energia do Ceará (Coelce) promove coleta seletiva e gera economia para os participantes. O Ecoelce, projeto de reciclagem de resíduos sólidos que permite ao consumidor entregar certos tipos de lixo reciclável em pontos de coleta e receber um crédito, que é abatido na conta de energia elétrica.Criada em 2007, a ação abrange todo o estado do Ceará e atende a mais de 400 mil clientes cadastrados.

Segundo o professor de gestão de economia ambiental Albert Brasil Gradvoh, idealizador do projeto, só em Fortaleza (CE) são recolhidas cerca de 20 toneladas de lixo reciclável por mês por meio do Ecoelce. Ele conta que a participação na mostra tem sido muito proveitosa. “É uma oportunidade ímpar”.

Por seus resultados, o Ecoelce já conquistou mérito no Brasil e exterior. O prêmio mais importante foi o World Business and Development Awards (WBDA), da Organização das Nações Unidas (ONU). O projeto foi reconhecido como alinhado aos princípios do Pacto Global, estando entre os 20 mais relevantes no mundo.

O Projeto

Após o cadastro no Ecoelce, o cliente poderá levar todos os resíduos pré-separados por tipo até o ponto de coleta de sua preferência. Utilizando uma máquina como as de cartão de crédito e um sistema on line, o material é pesado e o valor em bônus é creditado automaticamente na conta de energia do cliente.

Cada resíduo tem seu valor em quilo, unidade ou litro e caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte. O Ecoelce aceita vários tipos de resíduos, como papel, papelão, garrafas PET, latas, vidro, ferros em geral, tetrapak, plásticos e óleo de cozinha.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Anúncios

2 Respostas to “Coleta seletiva no Ceará transforma lixo em créditos na conta de energia dos participantes”

  1. vivian Says:

    ola pessoal, em Niteroi também tem esse projeto da cia de energia AMPLA, dá bonus na conta e multiplica a recilcagem, funciona muito bem!

    Curtir


Deixe uma resposta - Lembramos que não serão permitidos comentários com conteúdo ofensivo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: