Festival internacional transforma Ilheus (BA) na capital dos chocolates finos

chocolate 2A cidade de Ilhéus vai se transformar na capital brasileira de chocolates finos, desta quinta-feira (28) até o dia 2 de julho. O IV Festival Internacional do Chocolate vai reunir investidores, turistas, pesquisadores, estudantes e chefs de cozinha de várias partes do planeta no Centro de Convenções do município.

O evento agrega diversos segmentos da cadeia produtiva do cacau e do chocolate, expõe e vende produtos derivados, promove cursos e palestras sobre o tema, oferece um espaço exclusivo para crianças e uma série de atividades culturais, com shows de artistas regionais e nacionais. A unidade regional de Ilhéus do Sebrae na Bahia é mais uma vez parceira do evento. “Somos parceiros desde a primeira edição, em 2009. Acompanhamos o crescimento do evento, que este ano ganha o status internacional”, afirma o coordenador da regional do Sebrae, Renato Lisboa.

Em 2012, o festival tem como tema Amado Chocolate na Terra de Jorge, em comemoração ao centenário de nascimento do escritor baiano Jorge Amado, um dos mais importantes autores da literatura brasileira, traduzido em 55 países e em 49 idiomas. A organização espera receber 30 mil visitantes.

“A Bahia não quer apenas fazer um bom chocolate. Quer que toda a experiência envolvida nesse produto seja compartilhada, inclusiva, ecologicamente correta, socialmente justa e que traga benefícios a toda a cadeia produtiva”, afirma o realizador do evento, o publicitário Marco Lessa. Segundo ele, isso fará do chocolate da Bahia um produto que, além de saboroso e único, seja capaz de atrair o público de todo o mundo.

O Festival do Chocolate da Bahia integra o circuito estadual, que envolve outros dois eventos em Salvador: o Fórum Mundial do Chocolate, realizado nos dias 4 e 5 de julho, e o Salon du Chocolat da Bahia, de 6 a 8 de julho. A ação é uma iniciativa da Associação dos Produtores de Cacau do Sul da Bahia (APC), com realização da empresa M21/MVU Eventos, em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Comissão Executiva da Lavoura do Cacau (Ceplac), Ministério da Agricultura, Sebrae, e apoio do governo do Pará.

 

Atrações

cacau 3A programação do festival terá atrações como a Feira do Chocolate, na qual serão mostrados os produtos de indústrias, pequenas marcas, cooperativas de agricultura familiar da região, entidades, órgãos públicos, fornecedores de equipamentos e de matéria-prima.

Também está confirmada a Jornada do Chocolate, com workshops, cursos, palestras, rodadas de negócios e oficinas sobre o cacau, chocolate e mercado. Essa atração traz no dia 29 de junho o Cacau para sempre, espaço de palestras sobre o programa de mesmo nome, que visa à consolidação de uma política pública para a agricultura familiar, com ênfase no cacau. Já no dia 30, o tema será Cacautec, uma abordagem sobre técnicas e inovações tecnológicas relacionadas às etapas da produção e beneficiamento do fruto. No dia 1º de julho, o Preserva Cacau abordará temas ligados à conservação produtiva e sustentabilidade.

No dia 2, acontecerá o Chocoday, dia dedicado ao chocolate com a presença de renomados palestrantes internacionais e especialistas em chocolate. Entre eles está a francesa Chloe Doutre-Roussel, a Madame Chocolat, considerada a maior especialista em chocolates finos do mundo. As escritoras Heloisa L. Bernardes, autora do livro Chique é ser saudável, e Heloisa Bacellar, do livro Chocolate todo dia, também participarão das palestras e ministrarão workshops para o público participante.

O IV Festival Internacional do Chocolate terá ainda atrações como a mostra de cinema Chococine, a mostra Chocolarte e roteiros para visitas às fazendas de cacau e à Ceplac. Também estão previstos os concursos Arte em Chocolate, que premiará o mais bonito e saboroso bolo confeitado; o Sobremesa Original, que incentivará os restaurantes selecionados da cidade a incrementarem seu cardápio com uma receita original; e o Melhor Vitrine do Comércio, que vai desafiar os pontos comerciais a criarem vitrines com uma decoração sobre o tema “Amado chocolate na terra de Jorge”.

Um dos mais aguardados momentos do festival são os shows que acontecerão na Arena Showcolate. Este ano, marcarão presença artistas como as cantoras Vanessa da Mata e Tiê, e os grupos O Teatro Mágico e Mametto.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Anúncios

Deixe uma resposta - Lembramos que não serão permitidos comentários com conteúdo ofensivo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: