Usando a agua da chuva: descontaminar antes do uso, um cuidado obrigatorio

agua da chuvaA utilização racional dos recursos naturais é um dos pilares da economia verde e da sustentabilidade ambiental. Uma das soluções mais conhecidas é o aproveitamento da água de chuva, que traz como benefícios a diminuição nos gastos com aquisição da água potável e a redução dos picos de cheia em épocas de concentração de eventos extremos de precipitações, como os verões no Brasil.

Para mostrar as vantagens e os cuidados no aproveitamento da água de chuva, cuja retomada de uso ocorreu no Brasil a partir da década de 1990, o pesquisador do Centro Tecnológico do Ambiente Construído, Luciano Zanella, publica um artigo na edição de julho da Revista Notícias da Construção. Ele fala sobre a variação do grau de contaminação da água em função do local de instalação do sistema de coleta, e também dos custos na construção dos reservatórios, que podem ser diminuídos na concepção do projetista de acordo com o uso pretendido, que inclui lavagem de pisos e fachadas, irrigação de áreas verdes e descarga em vasos sanitários.

“São diversas as atividades, humanas ou ambientais, que geram contaminantes que ficam em suspensão na atmosfera, se depositam nas superfícies de coletas e são arrastadas pelas águas de chuva, contaminando-as.”

O pesquisador chama ainda a atenção para o fato de um sistema de captação demandar recursos financeiros não somente para sua instalação, mas para a manutenção contínua em bombas e filtros.

Leia abaixo o artigo na íntegra, publicado na revista editada pelo Sindicato da Construção (SindusCon) de São Paulo:

download.icon Revista Notícias da Construção_SindusCon_julho de 2012.pdf (1 MB) 

 

Fonte: IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de SP

Anúncios

Deixe uma resposta - Lembramos que não serão permitidos comentários com conteúdo ofensivo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: