Artesaos lancam pecas lindas com fibra de bananeira e papelao, reciclando mais de 10 Tons de papelao/ano

artesanatoArtesãos de Maria da Fé, cidade no Sul de Minas, criaram uma nova linha de peças decorativas feitas com fibra da bananeira e papelão. Apoiados pelo Sebrae em Minas Gerais, o grupo Gente de Fibra desenvolveu a coleção chamada Janela, que foi lançada nesta quinta-feira (23), na Feira de Design Luxo Para Todos, em São Paulo (SP).

A coleção Janela possui design moderno e utiliza de forma consciente e sustentável as matérias-primas. O processo de produção começa quando o tronco da bananeira, descartado na colheita da banana na região, é lavado e cozido, resultando na fibra da bananeira. “As fibras parecem fios de cabelos dourados”, explica a presidente da Associação Mariense de Artesanato, Rosilene Aparecida Martins.

Caixas de papelão descartadas pelo comércio e indústria são recicladas. Junto com a fibra da bananeira transformam-se em uma massa homogênea que é moldada até dar forma aos bowls, um tipo de tigela. “Por ano, reciclamos mais de dez mil quilos de papelão com o nosso trabalho”, conta a artesã.

gente de fibraOs bowls são formados por duas peças sobrepostas, sendo que uma delas possui detalhe vazado ou recortes que remetem a uma janela, com acabamento feito com palha de bananeira, fibra longa ou tinta natural. “É como se estivéssemos olhando por uma janela e expressando o que estamos vendo e sentindo”, explica Rosilene.

O Gente de Fibra integra a Cooperativa Mariense de Artesanato, criada com incentivo do extinto Programa de desenvolvimento do Turismo Rural, apoiado pelo Sebrae no estado e prefeitura municipal. O propósito era criar oportunidade de ocupação e renda para dezenas de trabalhadores que ficaram desempregados depois do desgaste do solo causado pelo plantio da batata.

Na época, muitos fazendeiros passaram a investir mais no cultivo da banana. Foi aí que surgiu a ideia de aproveitar a fibra na produção artesanal. “A bananeira só dá um cacho de banana. Depois disso, ela tem que ser podada para gerar novos frutos. Assim, toda a nossa matéria-prima vem da doação dos produtores de banana da região”.

O grupo produz por mês cerca de 500 peças, entre mandalas, castiçais, porta-retratos e bolws. O faturamento mensal varia de R$ 5 mil a R$ 6 mil, que é dividido igualmente entre os integrantes do grupo. A maior parte dos produtos é comercializada em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O grupo já exportou para Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Itália e Espanha.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Anúncios

Uma resposta to “Artesaos lancam pecas lindas com fibra de bananeira e papelao, reciclando mais de 10 Tons de papelao/ano”

  1. Orange Matos Feitosa Says:

    Parabéns pela criatividade! Brasileiros produzindo beleza e gerando trabalho e renda honestamente.


Deixe uma resposta - Lembramos que não serão permitidos comentários com conteúdo ofensivo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: