Projeto de uso sustentavel de fontes biologicas: IPT discute parceria com empresarios alemaes

bioenergia-biofuelsUma comitiva formada por 16 empresários, pesquisadores e profissionais de entidades governamentais alemãs de pesquisas esteve na manhã de quarta-feira, 22 de agosto, no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para troca de informações e discussão da cooperação entre Brasil e Alemanha na criação de um centro de bioinovação pelos dois países. A iniciativa tem como orientação o desenvolvimento do Sustainable BioInnovation Hub a partir de conceitos de bioeconomia, que estuda o impacto de atividades humanas sobre o meio ambiente e estabelece regras para um desenvolvimento econômico sustentável.

A delegação apresentou ao diretor de inovação do IPT, Fernando Landgraf, os objetivos do centro, que incluem a criação de projetos de inovação conjuntos, o desenvolvimento de competências e a difusão do conhecimento.

Segundo o chefe da divisão de bioeconomia do Ministério de Educação e Pesquisa da Alemanha, Henk van Liempt, a escolha do Brasil para a parceria é motivada pela abordagem moderna na produção de biomassa, com sistemas bem estabelecidos de conversão, uma bioeconomia já em operação e as dimensões do País.

“Estamos aprendendo na Alemanha como converter a biomassa em produtos. O Brasil é um país que sabe diversificar e preservar a natureza ao mesmo tempo em que os biocombustíveis são produzidos, e hoje vemos um esforço dos governos brasileiros na expansão da sustentabilidade para outras áreas”, afirmou van Liempt. “Estamos convencidos de que chegará o tempo em que os combustíveis fósseis se tornarão muito caros, ou mesmo irão desaparecer, de forma que a fonte para a produção industrial estará nos recursos renováveis”.

Segundo van Liempt, o grande desafio da implantação do projeto do biohub está em como as empresas irão trabalhar em conjunto e as diferentes posições que cada uma delas pode adotar em relação ao compartilhamento de ideias, de forma que sejam estabelecidas fronteiras para não colocar em risco o meio ambiente.

A comitiva alemã mostrou particular interesse no projeto de gaseificação de biomassa do IPT, que está em instalação na cidade paulista de Piracicaba. A agenda dos visitantes, que chegaram ao Brasil na última segunda-feira e tem previsão de término amanhã, inclui visitas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Embrapa e Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), entre outros.

Fonte: IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de SP

500px-BiodigestorGaroto paquerando Biomassa é um material constituído principalmente de substâncias de origem orgânica, ou seja, de animais e vegetais. A energia é obtida através da combustão da lenha, bagaço de cana-de-açúcar, resíduos florestais, resíduos agrícolas, casca de arroz, excrementos de animais, entre outras matérias orgânicas.

A biomassa é utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânico produzida e acumulada em um ecossistema, porém nem toda a produção primária passa a incrementar a biomassa vegetal do ecossistema. Parte dessa energia acumulada é empregada pelo ecossistema para sua própria manutenção. Suas vantagens são o baixo custo, é renovável, permite o reaproveitamento de resíduos e é menos poluente que outras formas de energias como aquela obtida a partir de combustíveis fósseis.

A queima de biomassa provoca a liberação de dióxido de carbono na atmosfera, mas como este composto havia sido previamente absorvido pelas plantas que deram origem ao combustível, o balanço de emissões de CO2 é nulo.

Anúncios

Deixe uma resposta - Lembramos que não serão permitidos comentários com conteúdo ofensivo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: