Para medir o aumento do nivel do mar, cientistas querem pesar o oceano

Obter uma medida precisa do aumento do nível do mar em todo o mundo é mais difícil do que você pode imaginar, graças a uma série de fatores complicadores como o clima regional, aquecimento e as mudanças sazonais na massa oceano.

Para contornar esses obstáculos, os pesquisadores britânicos propuseram uma nova forma de calcular o aumento do nível do mar: a pesagem do oceano. Mas não é a coisa toda – apenas um segmento dela, uma região tropical do Pacífico. Em um estudo publicado em 01 de setembro no jornal Geophysical Research Letters, os cientistas descobriram que essa área do oceano é “tranquila” e sua massa permanece constante durante todo o ano. Os modelos de computador sugerem que seu peso pode ser usado como uma constante para estimar a massa dos oceanos e do nível do mar.

“O princípio é o mesmo que observar sua banheira encher: você não olha perto das torneiras onde tudo que você está espirrando, agitado e rodando. Você olha para o outro lado, onde o aumento é lento e constante”, afirma o autor do estudo, Christopher Hughes, e pesquisador do National Oceanography Centre.

Resumindo, os cientistas querem instalar um medidor de pressão no fundo do mar para calcular o peso da água acima. Atualmente, no entanto, tal dispositivo não existe. Mas os pesquisadores acreditam que o primeiro pesquisador a desenvolver um instrumento que faça isso “vai ter produzido um instrumento de enorme valor para a oceanografia”, disse Hughes.

Todos os oceanos da Terra são estimados para ter um volume de 0,3 bilhões milhas cúbicas (1.332.000.000 quilômetros cúbicos) e uma profundidade média de 12.081 pés (3.682 metros).

O nível do mar está subindo cerca de 0,1 centímetros (3 milímetros) por ano, mas as previsões de elevação do mar ao longo do século variam de um pé (30 cm) para mais de 3 pés (1 m), de acordo com o comunicado.

Fonte: OurAmazingPlanet.com

Apontando para cima Já em 2009, cientistas do Comitê Científico sobre Pesquisa Antártica (http://www.scar.org) advertiram que a elevação do nível do mar será muito superior a 0,59 metros até o final do século e calcularam que, se as temperaturas continuarem a aumentar ao ritmo atual, em 2100 o nível do mar deverá subir até 1,4 metros – o dobro que o previsto em 2007 pelo IPCC.

Essa subida do nível do mar iria engolir nações insulares como as Maldivas, no Oceano Índico e Tuvalu, no Pacífico, devastar as cidades costeiras, como Calcutá e Dacar, e ainda forçaria Londres, Nova York e Xangai à gastarem bilhões em defesas contra inundações.

Garoto paquerando Quer saber mais sobre isso? Acesse “Elevação do nível do mar: medições e consequências no Brasil e no mundo”

Anúncios

4 Respostas to “Para medir o aumento do nivel do mar, cientistas querem pesar o oceano”

  1. wesley Says:

    é vai ser complicado!….dificil mesmoo de verdade….

    Curtir

  2. wesley Says:

    nossa ;muinto triste oque fizemos e estamos fazendo comm o universo ; oque sera das nossas crianças?….como vai ser daqui ums anos ? nossa da até medo de imaginar….mas até que merecemos só fizemos merda todos esses anos…..mas que deus guarde nossas crianças e livre-as de todo mal ; pois ah maioria delas não entende!….mas deus tudo sabe!.

    Curtir

  3. Orange Matos Feitosa Says:

    O Planeta já está mudando sua geografia e no futuro as novas configurações estarão sobre os escombros da paisagem atual.

    Curtir

    • Sebastiao cordeiro Says:

      Nao havera novas configuracoes , simplesmente a vida na terra nao mais existira…..de tempos em tempos, o planeta se autorecicla…..foi assim com as antigas civilizacoes, e agora e a nossa vez……possivelmente estamos nos dias finais, de nossa epopeia terrena.

      Curtir


Deixe uma resposta - Lembramos que não serão permitidos comentários com conteúdo ofensivo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: