Cientistas americanos propoem montar radiotelescopios e supercomputador na Lua

internetCientistas americanos propõem montar na Lua antenas de recepção para comunicações espaciais e um supercomputador para processar o crescente fluxo de dados interplanetários. O mesmo computador, montado a partir de blocos pré-fabricados, poderia ser um centro de controle na etapa inicial de uma base lunar habitada.

Segundo os autores da ideia, as estações de recepção de comunicações espaciais na Califórnia, Espanha e Austrália funcionam no limite de suas capacidades. Têm de receber sinais tanto de velhos vaivéns espaciais (tipo Voyager), como de novos aparelhos, cujo número no espaço está crescendo.

Uma estação na Lua poderia descarregar sistemas terrestres de receção e de processamento de dados. Seria possível receber e processar informações e transmiti-las à Terra em forma concentrada. O computador, segundo os cientistas, poderia ser montado numa cratera na região circumpolar da Lua, onde não há oscilações bruscas de temperatura, instalando a antena na parte exterior.

Entretanto, alguns especialistas consideram que os recursos de estações terrestres ainda estejam longe de ser esgotados. A ideia lunar é comentada pelo redator-chefe da revista Notícias da Cosmonáutica, Igor Marinin:

Primeiro, há número suficiente de tais estações. Segundo, cada estação é destinada para aparelhos espaciais concretos. Não há estações universais que recebem sinais de todos os aparelhos, que, porém, poderiam ser construídas no futuro na Terra. Por outro lado, construir na Lua custa muito mais do que no planeta natal”.

Por enquanto, a ideia de cientistas americanos coloca muitas perguntas entre profissionais. Alexander Rodin, astrofísico de Moscou, tampouco ficou muito entusiasmado com tais planos:

“A instalação de antenas e de supercomputadores não diz respeito a um futuro próximo. A meu ver, trata-se de uma fantasia para atrair mais investimentos no ramo espacial e despertar maior interesse em relação ao problema do estudo do espaço, em geral”.

Ao mesmo tempo, na opinião de alguns cientistas russos, a ideia de americanos tem, no mínimo, uma vantagem. As antenas lunares poderiam ser utilizadas não apenas para acompanhar aparelhos espaciais. Em conjunto com sistemas terrestres, elas poderiam formar um interferômetro, radiotelescópio com uma base gigantesca que abraça enormes distâncias, continua Igor Marinin:

“Temos uma estação que funciona numa órbita muito alta ao redor da Terra – Spektr-R. Graças a que ela se distancia da Terra em milhares de centenas de quilômetros, forma-se um efeito interferométrico entre as antenas terrestres e sua antena que recebe sinais fracos de pontos afastados do Universo. Em vez de lançar um radiotelescópio para o espaço, ele poderia ser construído na Lua”.

Muitos especialistas qualificam apenas como uma bela ideia a intenção de instalar na Lua antenas de comunicações espaciais e supercomputadores, destacando que hoje é difícil prognosticar o que irão fazer os homens na Lua dentro de 30-40 anos. Mas é evidente que a exploração do nosso satélite começará a partir dos polos e onde que, apesar do frio, foi descoberta água.

Numa etapa de desenvolvimento de colônias lunares, é inevitável que ali apareçam também radiotelescópios, porque será mais cômodo receber e processar in loco os sinais espaciais.

Fonte: Voz da Russia

Anúncios

Uma resposta to “Cientistas americanos propoem montar radiotelescopios e supercomputador na Lua”

  1. Orange Matos Feitosa Says:

    Cientistas, voltem-se para superficie do nosso planeta plena de centenas de problemas que bastava boa vontade política, seriedade, supervisão e honestidade para serem resolvidos em pouco tempo e sem precisar de um investimento de bilhares de doláres.
    Investir no espaço é importantíssimo, certamente necessitaremos de bases ou colônias futuras, em especial, onde há água! Mas, por enquanto, deveríamos nos voltar para Terra e seus famigerados moradores!!!!


Deixe uma resposta - Lembramos que não serão permitidos comentários com conteúdo ofensivo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: