Fiocruz e Medicos sem Fronteiras assinam acordo para formacao profissional e producao de conhecimento

medicos5A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a organização não governamental (ONG) Médicos sem Fronteiras (MSF) assinaram hoje (24) um acordo de cooperação que prevê ações até 2017 nas áreas de atenção à saúde, apoio técnico, qualificação e treinamento, pesquisa operacional e elaboração de material científico.

A cooperação foi oficializada durante o Congresso Internacional de Medicina Tropical e Malária, que termina na quinta-feira (27), no Rio de Janeiro. A coordenadora da ONG Médicos sem Fronteiras no Brasil, Maria Carolina Batista dos Santos, informou que o acordo amplia a parceria existente entre as duas instituições desde 2007, além de incrementar os cursos anuais sobre dengue e doença de Chagas realizados pela Fiocruz desde 2010 para profissionais de saúde da organização.

“No ano passado, 25 pessoas de dez países fizeram o curso na Fiocruz. Este ano, queremos ter a participação de mais pessoas, e a ideia é que esse novo curso também vá até os nossos profissionais em países onde há possíveis epidemias de Chagas e dengue”, disse a coordenadora, ao informar que a ONG Médicos sem Fronteiras atua hoje em cerca de 60 países. “Em 100% deles, há doenças endêmicas com as quais a Fiocruz trabalha e acreditamos que, com esse apoio, poderemos atacá-las.”

O presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, ressaltou que a experiência de mais de 40 anos da organização em situações de desastres naturais e na vigilância epidemiológica de pandemias e epidemias será muito útil para o Brasil.

“A questão dos desastres é considerada uma das funções essenciais em saúde pública. No entanto, o Brasil ainda está muito pouco aparelhado (…) e a [ONG] Médicos sem Fronteiras tem uma experiência de atuar nessa área, com uma ação ímpar na capacidade operacional e de assistência no campo.”

O acordo prevê também a produção de material didático trilíngue (português, inglês e espanhol) impresso e digital para qualificação em dengue, além de ações em conjunto na África, onde as duas entidades realizam trabalhos de assistência e transferência de tecnologia em saúde, sobretudo nos países de língua portuguesa.

Criada na França em 1971 para atender às demandas de populações atingidas por conflitos, epidemias, catástrofes naturais e fome, a ONG Médicos sem Fronteiras recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1999.

Fonte: Agência Brasil

Smiley sexy Saiba mais sobre Médicos Sem Fronteiras em “Médicos Sem Fronteiras – Os milagres de nossos voluntários anjos da guarda”

Anúncios

Deixe uma resposta - Lembramos que não serão permitidos comentários com conteúdo ofensivo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: