Relacao arabe e sul-americana: Paises querem solucoes conjuntas para energias renovaveis e consumo eficiente

A energia foi definida como prioridade na relação entre países árabes e sul-americanos para os próximos anos, segundo a Declaração de Lima, documento com as resoluções da 3ª Cúpula América do Sul–Países Árabes (Aspa), que ocorre esta semana em Lima, no Peru. A energia é citada como eixo da relação birregional, especialmente assuntos que envolvem produção, consumo eficiente, desenvolvimento de energia renovável e estratégias para fazer frente às mudanças climáticas.

A declaração cita a energia como um recurso essencial ao desenvolvimento sustentável, estimula a pesquisa conjunta na área, mas deixa claro que cada país tem direito soberano para decidir as condições de desenvolvimento dos seus recursos naturais.

No documento, assinado pelos líderes das duas regiões, foi exaltada a criação da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena) em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, e o seu papel na produção da energia deste tipo no mundo. Os países da Aspa foram convidados a aderir à iniciativa.

A Declaração de Lima reafirma a importância da cooperação para a implementação de políticas públicas que garantam segurança alimentar e nutricional de forma sustentável. Essas ações devem favorecer o acesso à alimentação por parte das parcelas mais vulneráveis da população, promovendo a produção agrícola em pequenas propriedades familiares. O grupo pede reforma no Comitê Mundial de Segurança Alimentar da ONU para que ele seja a principal plataforma para o desenvolvimento destas ações.

Os governos afirmam, no texto, que pretendem continuar a desenvolver as relações entre as duas regiões e intensificá-las, principalmente na área econômica, de comércio e investimentos, reforçando o papel dos empresários nesta área. O texto ressalta os resultados positivos do Fórum Empresarial da Aspa, que ocorreu paralelamente à cúpula. O Brasil participou com uma delegação empresarial com cerca de 30 pessoas incluindo a Câmara de Comércio Árabe Brasileira.

Fonte: ANBA

Anúncios

Deixe uma resposta - Lembramos que não serão permitidos comentários com conteúdo ofensivo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: