16 de Outubro: Dia Mundial do Pao

paesO Dia Mundial do Pão foi instituído pela UIB – Union Internationale de La Boulangerie et de La Boulangerie-Patisserie, cumprindo o seu papel de apoio a FAO – Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação – como forma de conscientizar o maior número de pessoas sobre a fome e a miséria que ainda persistem em vários lugares do mundo. E acontece junto ao Dia Mundial da Alimentação, instituído em 1945 com o intuito de conscientizar a humanidade sobre a situação difícil que enfrentam as pessoas que passam fome e estão desnutridas, promovendo em todo o mundo a participação da população na luta contra a fome.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que as pessoas comam 50 kg de pão em um ano. O país que mais come pão é Marrocos, sendo que em média cada marroquino come 100 kg de pão por ano. O país que mais se aproxima do ideal é o Uruguai, comendo em média 55 kg/pessoa/ano.

Segundo os historiadores o pão teria surgido juntamente com o cultivo do trigo, na região da Mesopotâmia, onde atualmente está situado o Iraque, aproximadamente 6.000 anos atrás. O pão fermentado, semelhante ao que comemos hoje, já era consumido pelos egípcios por volta de 4000 anos a.C. No Antigo Egito, o pão pagava salários e os camponeses ganhavam três pães e dois cântaros de cerveja por dia de trabalho.

Anúncios

Uma resposta to “16 de Outubro: Dia Mundial do Pao”

  1. Orange Matos Feitosa Says:

    O pão além de ser um dos alimentos mais antigos do nosso mundo é versátil e fácil de ser preparado, sua variedade só nos presenteia com sabores sem par.
    Me parece que a população em geral cumpre seu papel na luta contra fome, quem não adota as medidas adequadas para por um fim a esse descaso são os líderes mundiais e seus órgãos alimentados por nós!!!


Deixe uma resposta - Lembramos que não serão permitidos comentários com conteúdo ofensivo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: