Fórum da Mandioca: Resíduo tóxico na fabricação da farinha de mandioca tem solução sustentável

 

mandiocaEvento reúne produtores, empresários e autoridades para capacitação e discussão sobre o desenvolvimento do Arranjo Produtivo Local do produto

O resíduo da fabricação de farinha de mandioca, a manipueira(*), contém ácido anídrico, substância tóxica que pode prejudicar a natureza. No entanto, se passar pela fermentação aeróbica, pode ser fonte de alimento para o gado ou ainda inseticida natural, matéria-prima para vinagre e sabão, e adubo orgânico.

A fermentação aeróbica é um processo simples. Exige apenas um tanque para contenção do líquido, que deverá ser armazenado por 15 dias, sem mexer.

O procedimento será ensinado pelo professor e coordenador do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em Arapiraca, Wander Botero. Ele participará, nesta quinta-feira (25), do Fórum da Mandioca, que o Sebrae em Alagoas realiza na cidade. O objetivo do encontro é discutir as ações do Arranjo Produtivo Local (APL) da raiz.

Na pauta do encontro, além de como tratar a manipuera e lucrar com isso, está o debae sobre a construção de uma minifábrica de iguarias a partir da fécula da mandioca, da goma e da massa puba. Outra discussão vai girar em torno dos benefícios financeiros, comerciais e alimentares da mandioca agroecológica.

ManipueiraO fórum é realizado mensalmente e reúne lideranças, produtores rurais, empresários e especialistas a fim de aprimorar a produção e implantar novos projetos para o cultivo de mandioca no estado.

Para Antônio Carlos Pires, analista do Escritório Regional do Sebrae em Arapiraca, o Fórum tem aumentado o número de participantes a cada edição. “À medida que você consegue inserir novas opiniões, com a participação de outros integrantes, as experiências são somadas e, consequentemente, a troca de conhecimentos aumenta, agregando mais valores para ajudar no desenvolvimento desse projeto”, registra.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Smiley surpreso (*)Manipueira – A manipueira é o liquido extraído da mandioca quando ela é prensada no processo de fabricação da farinha. Tanto a mandioca quanto esse líquido contém ácido cianídrico, venenoso e nocivo à alimentação humana e animal.

Devido a isso, muitos produtores de farinha despejavam a manipueira de forma concentrada e em grande quantidade em céu aberto, curso d´água, agredindo o meio ambiente com elevada carga de matérias orgânicas e ácido cianídrico. O produtor agindo assim está poluindo e também desperdiçando um líquido precioso.

Anúncios

Deixe uma resposta - Lembramos que não serão permitidos comentários com conteúdo ofensivo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: