Voce é um empreendedor e procura uma idéia? Que tal reciclagem de lixo eletrônico? Baixe a cartilha em pdf

reciclagemEmpresas de reciclagem de lixo eletrônico pertencem à modalidade relativamente recente no mercado. Elas são responsáveis pela transformação de equipamentos eletrônicos descartados em diversos insumos de um novo ciclo produtivo. Placas de computador, celulares, televisões, monitores, baterias recarregáveis, lâmpadas fluorescentes, entre outros, são compostos por materiais tóxicos e nocivos à saúde e ao meio ambiente.

Para atuar nesse ramo de negócio, é preciso contar com licenciamento ambiental e estar muito bem informado a respeito das exigências legais. Ao reciclar tais produtos, esse segmento empresarial está evitando que sejam descartados indevidamente em aterros e na natureza.

Segundo relatório sobre lixo eletrônico do Programa das Nações Unidas para Meio Ambiente (Pnuma), de fevereiro de 2010, o Brasil é um dos países emergentes que mais descartam toneladas de geladeiras por pessoa e lidera o descarte de celulares, TVs e impressoras. De acordo com estimativa do documento, o país descarta 96,8 mil toneladas métricas de computadores anualmente, só ficando atrás da China (300 mil).

Em relação ao descarte de celulares o país também fica na dianteira com 2,2 mil toneladas/ano, abaixo, mais uma vez, apenas da China. O Brasil fica em terceiro lugar no ranking de lixo de aparelhos de TV, com 700 gramas/pessoa/ano.

Para interessados em empreender nesse ramo, o Sebrae editou a cartilha Reciclagem de Lixo Eletrônico, integrante da série Ideias de Negócios Sustentáveis, lançada recentemente. A publicação está disponível para ser baixada, por meio de link abaixo.

A cartilha está dividida nos seguintes capítulos: mercado; localização, exigências legais específicas; estrutura; pessoal; equipamentos; matéria-prima/mercadoria; organização do processo produtivo; automação; canais de distribuição, investimentos; capital de giro; custos; diversificação e agregação de valor; divulgação; informações fiscais e tributárias; eventos; entidades; normas técnicas; características específicas do empreendedor; dicas do negócio; bibliografia; e glossário.

Se você decidir montar empreendimento de reciclagem de lixo eletrônico, procure o posto do Sebrae mais próximo para elaborar o plano de negócio. Baixe aqui a cartilha e boa leitura!

Fonte: Centro Sebrae de Sustentabilidade

Anúncios

Deixe uma resposta - Lembramos que não serão permitidos comentários com conteúdo ofensivo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: