Lixo para uns, fonte de renda para muitos: baixe o guia “Como trabalhar com plasticos PET”

garrafa_PET_ecologica_e_vaso_PETGarrafas PET, sacos plásticos: lixo para alguns, material reciclável para outros, fonte de renda para muitos. Esse novo olhar sobre objetos que nos rodeiam no dia a dia pode ser observado nas criações apresentadas ao final do Encontro Internacional de Design para o Desenvolvimento Social (IDDS 2012). Entretanto, muito mais do que protótipos, eles são o passo inicial para que as pessoas percebam que podem desenvolver tecnologias e se tornar inventoras.

O time Reciclideas percebeu que no Jardim Keralux o excesso de lixo nas ruas ocorria por vários motivos: os catadores mexiam nos sacos em busca de recicláveis, as pessoas descartavam o lixo indiscriminadamente e os animais aproveitavam e espalhavam tudo ainda mais.

A equipe decidiu trabalhar com a ideia de geração de valor para produtos encontrados no lixo, especificamente garrafas PET.

Trabalhando em conjunto com artesãos da comunidade, o time desenvolveu um filetador que transforma as garrafas em tiras. Essas tiras podem ser usadas para fazer bolsas, acessórios, cestas e também objetos funcionais, como telhas. O time produziu um manual para reciclagem de garrafas PET que poderá ajudar os interessados no projeto.

(Fonte: Agência USP de Notícias)

Garoto paquerando Colocamos aqui o link para download de um manual do grupo RECICLIDEAS: “Como trabalhar com plásticos PET” em pdf.

Anúncios

Deixe uma resposta - Lembramos que não serão permitidos comentários com conteúdo ofensivo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: