3.400 criancas morrem por dia de pneumonia, uma doenca que pode ser evitada e tratada

pneumonia / imagem: WikipediaA Organização das Nações Unidas e seus parceiros pediram mais esforços para erradicar a pneumonia (*), o assassino número um das crianças menores de cinco anos de idade, no quarto Dia Mundial da Pneumonia (12/11). “Não podemos reduzir a mortalidade infantil sem um ataque concentrado, direto sobre o maior inimigo das crianças”, disse o Chefe de Saúde do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Mickey Chopra.

“Os governos têm de tomar a ameaça da pneumonia como grave e fornecer vacinas adequadas, serviços de diagnóstico, tratamento e cuidados de saúde, especialmente entre os mais pobres, ou este flagelo vai continuar roubando do mundo seus filhos a uma taxa de quase 3.400 por dia. Isso é inaceitável”, Chopra disse.

“O fracasso em combater a pneumonia é uma dupla falha”, acrescentou. “Não só estamos permitindo que uma doença tratável e evitável acabe com mais de 1 milhão de crianças por ano, estamos deixando abandonadas as pessoas que mais precisam de ajuda. Os mais pobres dos pobres”, observou.

O Dia, observado anualmente em 12 de novembro, visa aumentar a conscientização sobre a pneumonia como uma questão de saúde pública e ajudar a prevenir as milhares de mortes infantis evitáveis da doença que ocorrem a cada ano.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a pneumonia — uma forma de infecção respiratória aguda que afeta os pulmões — mata cerca de 1,2 milhão de crianças menores de cinco anos a cada ano — mais do que a AIDS, malária e tuberculose juntas.

Fonte: onu.org.br

Smiley nerd  (*) Pneumonia é uma doença inflamatória no pulmão—afetando especialmente os sacos de ar microscópicos (alvéolos)—associada a febre, sintomas no peito e falta de espaço aéreo (consolidação) em uma radiografia de tórax. A pneumonia é geralmente causada por uma infecção, mas há uma série de outras causas. Os agentes infecciosos são: bactérias, vírus, fungos e parasitas.

Os sintomas típicos incluem tosse, dor torácica, febre e dificuldade para respirar. As ferramentas de diagnóstico incluem raios-X e exame de escarro. Vacinas para prevenir alguns tipos de pneumonia estão disponíveis. O tratamento depende da causa fundamental com presunção de pneumonia bacteriana podendo ser tratada com antibióticos – procure sempre a orientação médica.

Anúncios

Deixe uma resposta - Lembramos que não serão permitidos comentários com conteúdo ofensivo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: