Ministério da Cultura premia levantamento das imagens que simbolizam o arquipélago de Fernando de Noronha

fernando de noronhaComo reconhecimento ao levantamento iconográfico do arquipélago de Fernando de Noronha e sua aplicabilidade no comércio e serviços locais, o Ministério da Cultura entregou ao Centro Pernambucano de Design (CPD) o Prêmio Economia Criativa. O trabalho, uma iniciativa do Sebrae em Pernambuco, teve como proposta fazer com que os empreendedores do arquipélago se apoderassem dessas imagens – o Morro Dois Irmãos e o lagarto mabuia, por exemplo – e passassem a criar produtos e serviços com a identidade da região.

“Turismo, gastronomia e até empresas de táxi utilizaram esses ícones e começaram a personalizar seus produtos e serviços com a cara de Fernando de Noronha. O legal é que eles se apropriaram espontaneamente. E ainda estão se apropriando”, afirma a superintendente do CPD, Luciene Torres.

Mais de cem pessoas – entre formadores de opinião, moradores do arquipélago e turistas – foram entrevistados para a identificação do que é mais simbólico do local. Os 30 mais citados compõem o catálogo Iconografia Fernando de Noronha, material bilíngue editado em 2010 e acompanhado de CD com imagens, uma cartela de cores de Fernando de Noronha e dez postais. “Virou um guia para os empreendedores”, explica Luciene.

Os primeiros beneficiados com o trabalho foram os artesãos da Associação dos Artesãos e Artistas Plásticos de Fernando de Noronha, que já estão criando peças com uma identidade própria da região, a partir de intervenção promovida pelo Sebrae em Pernambuco. O grupo também reinaugura, agora em novembro, um espaço para comercialização de suas peças. “Eles já tinham esse local. O que a gente fez foi uma melhoria para que eles pudessem comercializar seus produtos”, diz Luciene Torres a respeito de iniciativa promovida pela instituição em parceria com a administração do arquipélago.

A premiação do Ministério da Cultura foi concedida a 150 iniciativas brasileiras, nas categorias Novos Modelos de Gestão de Empreendimentos e Negócios Criativos, na qual o CPD foi premiado, e Formação para Competências Criativas. Ao todo, foram distribuídos R$ 3,6 milhões em prêmios. Após o trabalho realizado para o arquipélago de Fernando de Noronha, os profissionais do Centro Pernambucano de Design se dedicam à produção de quatro outros catálogos iconográficos para regiões de Pernambuco. Também estão dando início a estudo semelhante em outros estados do país.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias 

Alegre A iconografia (do grego “Eikon”, imagem, e “graphia”, descrição, escrita) é uma forma de linguagem visual que utiliza imagens para representar determinado tema. A iconografia estuda a origem e a formação das imagens.

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