Crowdsourcing: ONU discute uso de inteligência coletiva para gestão do risco e resposta a desastres

sateliteUma reunião internacional promovida pelas Nações Unidas discute a partir de hoje (3), em Viena, o uso da inteligência coletiva no mapeamento da gestão do risco e na resposta a desastres. Especialistas discutirão como adotar o modelo de produção conhecido como “Crowdsourcing”, que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela Internet para resolver problemas específicos, além de criar soluções globais ou desenvolver novas tecnologias no setor.

O evento – denominado “Encontro Internacional de Especialistas em Mapeamento Crowdsource de Gestão de Risco de Desastres e Resposta de Emergência” – é promovido pelo Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Sideral (UNOOSA), no âmbito do programa da ONU-SPIDER, e segue até a próxima quarta-feira (5).

Nos últimos anos, os avanços em tecnologias tornaram possível a comunidades de voluntários e técnicos como OpenStreetMap, Google Map Maker, entre outros, a fornecer apoio crescente para a redução do risco de desastres (DDR, na sigla em inglês). Isso inclui a possibilidade de acessar e tirar proveito de imagens de satélite, bem como a utilização de outras tecnologias espaciais, como os satélites de telecomunicações e de sistemas globais de navegação por satélite. O encontro é destinado a conectar essas comunidades pioneiras tanto com a indústria do espaço quanto com a comunidade de gestão de desastres.

Este é o terceiro de uma série de reuniões sobre informações baseadas no espaço de informação para o Mapeamento Crowdsource, promovidas pelo programa ONU-SPIDER com o objetivo de identificar e organizar ações específicas que poderiam garantir uma cooperação mais estreita entre as três comunidades que trabalham na área de DRR e resposta de emergência. Como um campo interdisciplinar, o Mapeamento Crowdsource está preenchendo muitas áreas de conhecimento. O encontro reunirá os principais especialistas de iniciativas Crowdsourcing, agências espaciais, atores em DDR e agências de proteção civil, bem como representantes de organizações não governamentais, o setor privado e organizações regionais e internacionais.

Mais informações e o programa do encontro estão disponíveis no Portal do Conhecimento da ONU-SPIDER, em www.un-spider.org/crowdsource-mapping

twitter-bird-white-on-blue_thumb.png A reunião também pode ser acompanhada no Twitter, sendo possível participar das discussões usando a hashtag #UNCEM12

Fonte: onu.org.br

Anúncios

Deixe uma resposta - Lembramos que não serão permitidos comentários com conteúdo ofensivo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: