Piscicultores já podem criar tambaqui no Rio Tocantins

TambaquiO Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) autorizou a criação de tambaqui (Colossoma macropomum) na Bacia do Rio Tocantins. A instrução normativa publicada no Diário Oficial da União é resultado de uma ação conjunta do Ministério da Pesca e Aquicultura com o Ibama para legalizar a produção do pescado em tanques-rede.

Segundo a secretária de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura do ministério, Maria Fernanda Ferreira, a medida atende a uma reivindicação de mais de oito anos do setor. Ela disse que esse tipo de criação apresenta baixo potencial de invasão e grande possibilidade produtiva. “A expectativa é enorme, o tambaqui era muito esperado no Tocantins”.

Maria Fernanda disse que os reservatórios de Lajeado, em Tocantins, e Tucuruí, (PA) têm potencial de produção de 467 mil toneladas de pescado. Segundo ela, o aproveitamento de um terço desses tanques no cultivo de tambaqui poderá beneficiar 8 mil famílias de pequenos empreendedores, com a geração de R$600 milhões por ano.

A preservação e cultivo do tambaqui na Bacia do Tocantins fazem parte do Plano Safra da Pesca e Aquicultura, que destina R$ 4,1 bilhões em crédito para investir no setor, com juros reduzidos e maior prazo de carência.

O tambaqui é a espécie nativa mais criada em cativeiro, em função da facilidade de produção e da grande aceitação nos mercados nacional e internacional. A espécie poderá ser criada em parques aquícolas de grandes reservatórios públicos, como Tucuruí (PA), Lajeado (TO), Serra da Mesa e Cana Brava (GO).

Fonte: Agência Brasil

Smiley nerd  O tambaqui apresenta nomes em outras linguas que são traduzidos como “pacu escuro” ou “pacu negro”, e alcança cerca de 110 cm de comprimento no total. Antigamente eram capturados exemplares com até 45 quilos. Hoje, por causa da sobre-pesca, praticamente não existem indivíduos desse porte. Peixe comum encontrado na bacia amazônica e do qual se aproveitam a saborosíssima carne e o óleo.

Anúncios

Deixe uma resposta - Lembramos que não serão permitidos comentários com conteúdo ofensivo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: