Diversidade de cultivos é a chave para enfrentar desafios alimentares e agrícolas, afirma FAO

batatas“A revalorização dos cultivos subutilizados é de grande importância para que nossas sociedades possam enfrentar os desafios agrícolas e alimentares das próximas décadas”, relatou nesta segunda-feira (10/12) o Diretor-Geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o brasileiro José Graziano da Silva.

Ele participou da abertura do seminário internacional “Cultivos do passado e novos cultivos para enfrentar os desafios do Século XXI”, que acontece até hoje (13/12) em Córdoba, na Espanha.

A FAO estima que cerca de 7 mil espécies de plantas foram cultivadas ou consumidas como alimento ao longo da história. Na atualidade, muitas destas espécies estão desaparecendo e, com elas, sua diversidade genética. “Se perdermos esses recursos únicos e insubstituíveis, será mais difícil nos adaptar às mudanças climáticas e garantir uma alimentação saudável e diversificada para todos”, afirmou Graziano.

O desafio que a humanidade enfrenta é grande, destacou o Diretor da FAO: “Na atualidade existem cerca de 870 milhões de pessoas sofrendo de fome no mundo, um mundo que já produz alimentos suficientes para todos. A globalização criou abundância de alimentos em algumas partes do mundo, mas não conseguiu acabar com a escassez crônica que existe em tantas partes do planeta”.

Graziano lembrou que, além disso, esta mesma globalização “criou uma certa homogeneidade de produtos, perdendo a riqueza das distintas culturas culinárias e da biodiversidade agrícola”. Segundo a FAO, hoje a grande maioria da população baseia sua dieta calórica em apenas quatro cultivos — arroz, milho, trigo e batatas.

“Nossa dependência de poucos cultivos tem consequências negativas para os ecossistemas, para a diversidade alimentar e para nossa saúde. A monotonia alimentar aumenta o risco de deficiência de micronutrientes”, explicou o brasileiro.

Fonte: onu.org.br

Deixe uma resposta - Lembramos que não serão permitidos comentários com conteúdo ofensivo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: