Contaminacao: PNUMA alerta para os riscos do mercurio nos paises em desenvolvimento

contaminacaoUm novo estudo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), intitulado Mercúrio: Hora de Agir, afirma que muitas comunidades nos países em desenvolvimento estão enfrentando riscos de saúde e ambientais associados à exposição ao mercúrio. O documento afirma que regiões da África, Ásia e América do Sul estão sendo atingidas pelo crescente despejo desse metal no meio ambiente, principalmente por causa do uso desse elemento tóxico na mineração de ouro ou por meio da queima de carvão para geração de eletricidade.

Nos últimos 100 anos, as emissões do homem dobraram a quantidade de mercúrio nos cem metros superiores dos oceanos. Concentrações em águas mais profundas aumentaram até 25%. O relatório do PNUMA também avalia, pela primeira vez em nível mundial, a emissão de mercúrio em rios e lagos – boa parte da exposição humana de mercúrio deve-se à ingestão de peixes contaminados.

O mercúrio na natureza é um metal prateado-branco, líquido em temperaturas comuns, que pode ser prejudicial aos seres humanos e ao meio ambiente. Quando liberado pela indústria e outras fontes artificiais, pode permanecer no meio ambiente por séculos. Por isso, as reduções nas emissões de mercúrio podem levar décadas até terem um efeito demonstrável sobre os níveis de mercúrio na natureza e na cadeia alimentar.

O relatório pede ações de governos, indústrias e sociedade civil para fortalecer os esforços pela diminuição das liberações de mercúrio, já que os atrasos nessas ações poderão levar a uma recuperação muito lenta dos ecossistemas e um grande  legado de poluição.

Fonte: onu.org.br

Smiley virando os olhos De forma rápida podemos citar a Garoupa, Marlim, Atum e Peixe Espada, dentre outros, como os peixes identificados com contaminação de mercúrio. Dispositivos eletrônicos, lâmpadas fluorescentes, cosméticos e baterias são alguns exêmplos de produtos do nosso cotidiano que contém mercúrio.

Anúncios

Deixe uma resposta - Lembramos que não serão permitidos comentários com conteúdo ofensivo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: