Brasil: um dos paises com maior potencial em recursos minerais do planeta, com 55 tipos de minerais explorados

minerio de ferro 2O Brasil é um dos países com maior potencial em recursos minerais do planeta, com 55 tipos de minerais explorados. O ferro é o principal minério extraído no País, onde estão aproximadamente 8% das reservas de ferro do mundo. Entre os principais minerais encontrados em solo brasileiro estão bauxita, cobre, cromo, ouro, estanho, níquel, manganês, zinco, potássio e nióbio.

Criado em 1978, o Centro de Tecnologia Mineral é o instituto de pesquisa de atuação nacional dedicado ao desenvolvimento de tecnologias minerais. O centro, ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia, já desenvolveu mais de 750 projetos de pesquisa e colaborou com mais de 180 empresas do setor, além das parcerias com laboratórios e entidades internacionais como o Natural Resources Forum, na ONU. O centro se destaca ainda por pesquisas e projetos que privilegiam o aproveitamento integral das jazidas e com foco no emprego de tecnologias limpas.

Outro órgão governamental, a Embrapa, é responsável por pesquisas e projetos de recuperação de áreas afetadas por atividades de mineração. Os pesquisadores realizam análises químicas do solo, controle de vegetação e coleta de sementes. Como há poucas informações sobre as espécies tolerantes aos metais pesados em áreas mineradas, a Empresa é responsável por multiplicar as espécies adaptáveis às condições desses solos.

A iniciativa privada também investe em tecnologia para reverter os efeitos negativos da mineração, como o Instituto Tecnológico da Vale, que conta com parcerias nacionais e internacionais na produção de conhecimento relacionado à sustentabilidade.

O extrativismo mineral, com destaque para o ouro, ferro bauxita e cassiterita, concentra sua produção na Região Norte, desde a década de 1960. Com rico potencial mineral, a Amazônia tem atualmente grandes projetos de exploração como: Carajás e Rio Trombetas no Pará (ferro e bauxita); Serra do Navio no Amapá (manganês), Serra Pelada no Pará (ouro); em Porto Velho (cassiterita).

Outro local de grande potencial é o estado de Minas Gerais – o maior produtor de minério de ferro do Brasil, com 70% da produção nacional, de acordo com o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram). Minas também é responsável por 30% a 40% da exportação nacional de minério de ferro. O Brasil tem também a maior reserva mundial de nióbio, mineral misturado ao aço e que é usado na fabricação de turbinas de avião.

Fonte: brasil.gov.br / vale.com / mme.gov.br

Anúncios

Deixe uma resposta - Lembramos que não serão permitidos comentários com conteúdo ofensivo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: