Ártico: derretimento do gelo provoca corrida por gás e petróleo e riscos ambientais sobem, diz ONU

407620-arcticiceO derretimento do gelo no Ártico tem facilitado o acesso a recursos naturais, como gás e petróleo, provocando um aumento da atividade humana que pode ameaçar os ecossistemas já frágeis da região e afetar os estilos de vidas tradicionais dos povos indígenas. O alerta é o destaque de um estudo lançado na segunda-feira (18) pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

“Na verdade, o que estamos vendo é que o derretimento do gelo está levando a uma corrida pelos combustíveis fósseis que fizeram o gelo derreter em primeiro lugar”, declarou o Diretor Executivo do PNUMA, Achim Steiner.

A redução na cobertura de gelo do mar no verão tornou-se mais intensa nos últimos anos no Ártico, culminando em um recorde de 3,4 milhões de quilômetros quadrados em 2012 – 18% abaixo do mínimo anterior registrado em 2007 e 50% abaixo da média entre 1980 e 1990 . Além disso, o gelo do solo e a camada permanente de gelo também estão derretendo.

O documento também revela que o Ártico deverá desempenhar um papel maior como fonte mundial de energia e minerais. Estima-se que a região possua 30% do gás natural não descoberto do mundo, além de grande parte do petróleo ainda não explorado.

O PNUMA recomenda que nenhuma exploração seja feita no local sem uma análise prévia dos riscos ambientais e reforça a importância dos países do Conselho do Ártico – cujo núcleo é formado por Canadá, Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega, Rússia, Suécia e EUA – para garantir que isso ocorra. A principal recomendação, no entanto, continua sendo a redução das emissões de gases de efeito estufa.

O “Livro do Ano de 2013 – questões emergentes no nosso ambiente global”, que trata das questões ambientais contemporâneas e também destaca os riscos de produtos químicos e do recente aumento no comércio ilegal de animais silvestres, pode ser acessado na íntegra em inglês aqui.

Fonte: onu.org.br

Deixe uma resposta - Lembramos que não serão permitidos comentários com conteúdo ofensivo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: