Povoado na foz do São Francisco foi realocado para escapar da elevação do nivel do mar

cabecoO povoado de Cabeço, localizado em ilha na Foz do Rio São Francisco, na divisa entre Alagoas e Sergipe, experimentou os efeitos mais devastadores da erosão marinha. Em poucos anos, o mar invadiu casas e construções da comunidade pesqueira, que tinha 400 moradores.

A completa evacuação do povoado foi concluída há 14 anos, como conta o ex-morador Everaldo Barreto, de 65 anos, que morou por mais de 40 anos na comunidade.

“A perda da vila teve efeito psicológico forte nos moradores, com a erosão tomando conta, aquele sofrimento. A erosão começou a acontecer aos poucos. Depois de um ano e meio, dois anos, ela começou a agir com mais intensidade. Hoje o mar demolia duas moradias. Amanhã eram três, quatro, cinco. E, dentro de poucos dias, o povoado foi todo embora”, disse.

Segundo ele, muitos moradores, em grande parte pescadores, foram realocados em um assentamento, chamado de Samarém, cinco quilômetros rio adentro. Isso também prejudicou economicamente a comunidade, acostumada a pescar na área do Cabeço.

O processo de avanço do mar sobre a vila é atribuído às represas construídas no Rio São Francisco, como a Usina Hidrelétrica do Xingó, que reduziram a vazão do Velho Chico e abriram espaço para o mar. A antiga vila foi completamente destruída. Seu símbolo é um velho farol do século 19, que ficava em terra e hoje está a dezenas de metros da costa.

Alguns moradores, como Everaldo Barreto reconstruíram casas mais para o interior da ilha onde ficava o povoado do Cabeço. “Às vezes eu vou para lá. Gosto daquela praia”, lembra o vereador aposentado do município de Brejo Grande, onde ficava a comunidade.

Fonte: Agência Brasil

Anúncios

Uma resposta to “Povoado na foz do São Francisco foi realocado para escapar da elevação do nivel do mar”

  1. Confira as notícias publicadas em 09.04.13 | CBH São Francisco Says:

    […] Povoado na foz do São Francisco foi realocado para escapar da elevação do nivel do mar – 08.04.13 Eco4u Vazão do Rio São Francisco deve diminuir, em Sergipe – 08.04.13 G1 Integração Nacional licita obras complementares do Eixo Leste do Projeto São Francisco – 08.04.13 Ministerio de Integração Rio São Francisco poderá receber duas usinas nucleares – 08.04.13 Folha do São Francisco Velho Chico na UTI – 09.08.13 Infonet Chuva recupera um pouco o nível das barragens do Rio São Francisco – 09.04.13 Tv Globo Região do Pantanal pode ter chuva com trovoadas nesta terça (9) – 09.04.13 Bom Dia Brasil Integração Nacional licita obras complementares do Eixo Leste do Projeto São Francisco Jornal Dia Dia […]


Deixe uma resposta - Lembramos que não serão permitidos comentários com conteúdo ofensivo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: